28/06/2017
Por: Marlúcia Seixas (Fiocruz Amazônia)
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) informa que estão abertas, de 28/6 a 5/7/2017, as inscrições para candidatos à bolsa de iniciação científica, nova ou de renovação, através do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIC-ILMD).
O PIC/ILMD é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), o edital de seleção é o 2017/2018.
Interessados em participar do programa devem atentar aos Requisitos e Compromissos do Candidato, que estão no item 6 do edital. O candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação de Instituição de Ensino Superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação; ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor preferencialmente igual ou maior do que 7,0 no caso de bolsa nova e maior que 6,0, no caso de renovação; e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa, dentre outras condições.
Inscrição
As inscrições devem ser feitas na Coordenação do PIC/ILMD, que fica na Secretaria de Pesquisa (prédio anexo), à rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. Os candidatos e orientadores devem entregar à Coordenação do Programa, o projeto detalhado e documentação, conforme normas descritas no Edital.
Objetivos do programa
O PIC/ ILMD tem por objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociosanitárias na Amazônia; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico, da criatividade e estímulo à inovação, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.
Seleção
A análise das inscrições será realizada em duas fases, uma administrativa e outra técnica. A administrativa compreende a conferência da documentação indispensável para a inscrição, e a técnica corresponde à análise meritória, visando o enquadramento da solicitação às condições estabelecidas pelo programa.
Os projetos dos alunos serão pré-avaliados por um comitê ad-hoc nomeado pela Coordenação do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia.
Mais em outros sítios da Fiocruz