Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bolsas

Aula em laboratório do IOC

A Fiocruz oferece bolsas para estudantes, profissionais e pesquisadores, em programas que abrangem desde os alunos do ensino médio até doutores formados em instituições nacionais e internacionais. São eles:

Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) é desenvolver o pensamento crítico e a iniciação cientifica de estudantes de graduação do ensino superior para a formação em recursos humano em pesquisa. 
Os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados da Instituição, com oportunidade de acesso à técnicas e metodologias de pesquisa inovadoras.     

Como ingressar: 
O processo de seleção de bolsistas ocorre no primeiro semestre de cada ano, sendo finalizado no mês de julho e as bolsas implementadas em agosto. 
A regulamentação do processo encontra-se em edital (confira o edital 2021).

Vagas:
A concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Requisitos necessários para candidatura: 
Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação;
Possuir orientador com vínculo comprovado com a Fiocruz em regime de tempo integral (40 horas).

O Pibic tem o apoio e a parceria do CNPq.

Mais informações: (21) 3885 - 1827
E-mail: pibic@fiocruz.br

Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti)

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) é estimular estudantes do ensino superior o desenvolvimento e a transferência de novas tecnologias e inovação aplicadas à necessidades da área de saúde da população brasileira.

Este programa visa à formação de recursos humanos para atividades de pesquisa diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, fortalecendo a capacidade inovadora de pesquisa no País. Assim como o Pibic, os bolsistas são orientados por pesquisadores qualificados da Instituição e estimulados a desenvolverem o pensar cientifico frente aos problemas da sociedade - na área de saúde - e a elaboração de sua pesquisa. 

Como ingressar: 
O processo de seleção de bolsistas ocorre no primeiro semestre de cada ano, sendo finalizado no mês de julho e as bolsas implementadas em agosto. 
A regulamentação do processo encontra-se no site do do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Vagas:
A concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Requisitos necessários para candidatura: 
Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação;
Possuir orientador com vínculo comprovado com a Fiocruz em regime de tempo integral (40 horas).

O Pibiti tem o apoio do CNPq.

Mais informações: (21) 3885-1827
E-mail: pibiti@fiocruz.br

Provoc

Criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o Programa de Vocação Científica (Provoc)  é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio de ensino. Um dos principais objetivos da iniciação científica realizada pelo Provoc é estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa. 

O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.

Mais informações: https://www.epsjv.fiocruz.br/programa-de-vocacao-cientifica-provoc ou (21) 3865-9738
E-mail: provoc@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar