Início do conteúdo

Bolsas

Aula em laboratório do IOC

A Fiocruz oferece bolsas para estudantes, profissionais e pesquisadores, em programas que abrangem desde os alunos do ensino médio até doutores formados em instituições nacionais e internacionais. São eles:

Pesquisador Visitante

O Programa de Pesquisador Visitante (PV) tem o objetivo de fixar pesquisadores para atuarem em projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico nas áreas das ciências da saúde (pesquisa clínica e em saúde pública), das ciências biológicas (pesquisa em biociências) e das ciências sociais e humanas em saúde junto às unidades da Fundação Oswaldo Cruz. O público-alvo são pesquisadores com doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais.

Mais informações: (21) 3885-1827
E-mail: programapvisitante@fiocruz.br

Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

O objetivo do Programa de Iniciação Científica (Pibic) é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Mais informações: (21) 3885 - 1827
E-mail: pibic@fiocruz.br

Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti)

A dinâmica e procedimentos do Pibiti são exatamente iguais aos do Pibic. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Um projeto Pibiti deve ter viés de tecnologia, inovação ou tecnologia social. O CNPq afirma: “o Pibiti tem por objetivo estimular os bolsistas nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação”.

Mais informações: (21) 3885-1827
E-mail: pibiti@fiocruz.br

Provoc

Criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o  Programa de Vocação Científica (Provoc) incentiva e apoia estudantes a desenvolver pesquisas em saúde nas áreas Biomédica, Saúde Pública, História e Filosofia da Ciência. O programa compreende duas etapas: a Iniciação, com duração de um ano, na qual os alunos participam de diferentes atividades de pesquisa científica, familiarizando-se com a dinâmica atual da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos nas diversas áreas; e a Avançada, com duração de 20 meses, que é opcional para os alunos provindos da etapa anterior e que envolve a elaboração de um plano de trabalho em que as questões identificadas na primeira etapa são aprofundadas e discutidas. 

Nestes 26 anos de existência, o Provoc já formou 2 mil estudantes de diversas instituições públicas de ensino que firmaram convênio, acordos de cooperação técnica ou termos de compromisso com a EPSJV. Em 2011, a Escola também fechou parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), podendo assim conceder bolsas aos alunos que passarem por processo seletivo, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Mais informações: (21) 3865-9738, 3865-9740 ou 3865-9741
E-mail: provoc@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar