Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Filme 'Paracoco: endemia brasileira' traz informações sobre a doença negligenciada


09/08/2013

Compartilhar:

Uma parceria entre três unidades da Fiocruz resultou na produção do documentário Paracoco: endemia brasileira. A produção apresenta, em 24 minutos, informações úteis sobre diagnóstico e tratamento da paracoccidioidomicose - micose brasileira que ataca qualquer órgão ou sistema do organismo e prejudica, principalmente, a saúde do trabalhador rural. Em breve, 400 cópias estarão disponíveis a entidades e instituições interessadas.

No vídeo, é possível compreender que a paracoccidioidomicose, embora classificada como doença negligenciada e endêmica no continente americano, tem cura e não é contagiosa. Porém, vale ressaltar que causa graves sequelas, inclusive a morte, se não for diagnosticada e tratada precocemente.

Para a composição do vídeo, foi preciso reunir entrevistas com profissionais da saúde e portadores da doença, além de imagens do trabalho rural em várias regiões do Brasil.

O filme é dirigido pelo pesquisador Eduardo Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e coordenado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e da Cooperação Social da Fundação.

Seu pré-lançamento acontece na tarde desta sexta-feira (9/8), durante o 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Campo Grande (MS). E, em breve, a VideoSaúde Distribuidora disponibilizará cerca de 400 cópias gratuitamente a instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a entidades da sociedade civil, principalmente as representativas dos trabalhadores rurais.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar