Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: novos projetos miram a disseminação do conhecimento sobre saúde


11/09/2012

Compartilhar:

Por Daniela Lessa

A VideoSaúde Distribuidora, da Fiocruz, está com novidades em sua pauta de projetos. Uma delas é a produção do documentário Paracoccidioidomicose – Endemia Brasileira, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e com Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). Outra é a criação de um conjunto de 10 videoaulas sobre Reforma Sanitária, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes). Além disso, a VideoSaúde renovou contrato com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) para produção de outros 12 documentários a respeito de novos agravos e doenças negligenciadas.

Produzir, captar, catalogar, tratar e distribuir material audiovisual para apoio a pesquisas e para a disseminação de conhecimento sobre promoção de saúde e prevenção, controle e tratamento de diversas doenças é o foco do trabalho da VideoSaúde. A chefe da Distribuidora, Tania Santos, explica como esse objetivo é refletido nos temas de suas produções e nas formas de distribuição dos vídeos.

A paracoccidioidomicose (também conhecida como paracoco), informa ela, é um tipo de micose endêmica do continente americano e uma doença negligenciada, cujos dados, embora dispersos, apontam para uma concentração de 80% dos casos no Brasil. “Por isso, é importante que a população conheça sintomas, causas e formas de prevenção e de tratamento”, observa ela. E acrescenta: “já o projeto das videoaulas tem o objetivo de dar início a um amplo processo de capacitação em temas fundamentais da Reforma Sanitária brasileira por meio de cursos de curta duração”.

Videotecas

As atividades da VideoSaúde também englobam a distribuição da produção, e uma maneira de garantir que os vídeos cheguem aos interessados é a criação de videotecas em diversas instituições. Tânia conta que, recentemente, a produtora organizou os acervos de vídeos com a temática de saúde nas universidades federais da Bahia e de Pernambuco e está com 14 outras solicitações de universidades e entidades públicas em diversos estados brasileiros.

Independentemente das videotecas, os vídeos podem ser solicitados por entidades públicas, privadas e até por pessoas físicas, desde que sejam respeitadas condições de uso e reprodução.

A VideoSaúde é responsável, ainda, pelo Selo Fiocruz Vídeo, uma marca de difusão e fomento à produção independente de audiovisuais em saúde em vários gêneros. Essas produções também são distribuídas pela Editora Fiocruz.

Desde o início do século XX, a Fundação usa o audiovisual como instrumento de disseminação do conhecimento em saúde

Voltar ao topoVoltar