Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição lembra os 100 anos de criação da Rádio Sociedade


15/08/2023

COC/Fiocruz

Compartilhar:

“Caro radioescuta, ajuste o seu galena nas ondas da PRA2 e aproveite!”. No ar a partir de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, uma das primeiras emissoras criadas no mundo, chamava a atenção dos ouvintes pela programação diversificada, pensada para levar informações educativas, culturais e científicas à população. Para marcar os 100 anos de criação da emissora, o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Rádio MEC e a Folguedo inauguram a exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil. A mostra entra cartaz nesta terça-feira (15/8), às 18h, na Casa da Ciência, em Botafogo, no Rio de Janeiro (Rua Lauro Müller, 3).  

Fundada em abril de 1923 por um grupo de cientistas e intelectuais, a Rádio Sociedade foi pioneira no rádio e na divulgação científica no Brasil. Teve como principal entusiasta o educador e antropólogo Edgard Roquette-Pinto, que viu nos avanços tecnológicos da época a possibilidade de democratizar a informação através das ondas do rádio.  

“A Rádio Sociedade foi criada em um momento em que a comunidade científica estava se consolidando no Brasil. Com caráter educativo e de divulgação científica, expressou um momento marcado pela preocupação desses poucos cientistas em manter um diálogo com a sociedade brasileira”, destaca Luisa Massarani, pesquisadora da COC/Fiocruz e coordenadora do INCT-CPCT, curadora da exposição ao lado de Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ.  

Com imagens e objetos históricos, a mostra é uma viagem pela história da rádio, com atividades educativas e interativas. De grande relevância para o patrimônio científico e histórico do país, o acervo da Rádio Sociedade, organizado pela COC/Fiocruz em parceria com a Rádio MEC, será explorado na mostra, que está dividida em módulos. 

As diferentes seções - No ar, a pioneira Rádio Sociedade; Por dentro da Rádio; Com a palavra, o público!; Programa Quarto de Hora Infantil; Pelas ondas da Rádio Sociedade; O fim da Rádio Sociedade?; Rádio MEC; e Estúdio – vão abordar diversos aspectos da criação e da trajetória da emissora, incluindo sua programação.  

“Para se aproximar da população, a programação da emissora era variada. Além de música clássica e popular, havia programas para o público infantil e inúmeros cursos e palestras: ciência, inglês, francês, história do Brasil, literatura portuguesa, radiotelefonia e telegrafia”, explica Luisa Massarani. 

A visita do cientista alemão Albert Einstein dois anos após a criação da Rádio Sociedade, em 1925, é destaque no módulo Pelas ondas da Rádio Sociedade.  Ao conhecer a sede da emissora, Einstein transmitiu de viva voz suas impressões positivas: “Após minha visita a esta Rádio Sociedade, não posso deixar de mais uma vez admirar os esplêndidos resultados a que chegou à ciência aliada à técnica [...]”, disse empolgado. O discurso foi traduzido pelo químico Mario Saraiva.  

A exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas surdas ou que não enxergam, como audiodescrição e caderno em braile. Os painéis e vídeos serão acessíveis por meio de Libras, sendo possível agendar visitas mediadas para pessoas com deficiência visual. 

A mostra fica em cartaz até 8 de outubro, com visitação gratuita de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, na Casa da Ciência. 

Uma realização do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), da Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Rádio MEC e da Folguedo, a mostra conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Serviço:

Exposição: Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil
Datas e horários de visitação: terça a sexta, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, até 8 de outubro de 2023
Local: Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro)
Informações e agendamento: casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br  

Voltar ao topoVoltar