Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

26/11/2019

Eventos destacam cultura, direitos e a saúde dos povos indígenas


Fonte: Ensp/Fiocruz


Na quarta-feira, dia 27 de novembro, o Grupo de Pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, do departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), promoverá duas atividades para divulgar a cultura, os direitos e a saúde dos povos indígenas do Brasil. A primeira delas, marcada para 9h, na Tenda da Ciência, exibirá o documentário Mboraihu: O espírito que nos une. Mais tarde, às 14h, o debate continuará no Ceensp O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia, no auditório térreo da Ensp. As atividades são abertas aos interessados.
 
A exibição do documentário, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, receberá Ismael Morel, da Associação Jovens Indígenas Guarani-Kaiowá em Ação, Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco, Ida Kolte, da St George’s University of London, e Davilson Brasileiro, da Base Um Produções. O evento será coordenado por Paulo Basta, da Ensp. No encontro, também haverá uma roda de conversa e apresentação cultural do grupo Arandu, do Povo Guarani-Kaiowá.

Às 14h, o Ceensp contará com participação da Iolanda Peraira da Silva, do Povo Macuxi; Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna; do procurador da república Marco Antônio Delfino de Almeida e do coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira. 

Atividades nos dias 28 e 29/11
 
Na quinta-feira, dia 28/11, a Feira Agroecológica Josué de Castro receberá o Grupo de dança Arandu, que apresentará O canto da resistência Guarani-kaiowá. Na sexta-feira, 29/11, haverá exibição do filme Mboraihu no Museu do Índio da Funai pela manhã e, às 16h, uma apresentação do grupo Arandu nos jardins do Museu da República.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar