Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento virtual sobre saneamento e coronavírus marca o Dia Mundial do Meio Ambiente


03/06/2020

Fonte: Obsma/Fiocruz

Compartilhar:

Na próxima sexta-feira, dia 05/06 será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente na Fiocruz. A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) convidam a todos para participarem de um evento especial, que terá transmissão ao vido, às 10h, pelo Facebook da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

A iniciativa recebe como convidado o pesquisador da Fiocruz e Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Léo Heller, que falará sobre o tema Saneamento e Coronavírus.

A data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, com o objetivo principal de conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos naturais, considerados inesgotáveis até então. “A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. O evento é uma oportunidade para alunos e professores refletirem sobre a relevância desses temas, trabalhando a saúde na perspectiva de integração com a área do meio ambiente”, ressalta a Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe.

O Coordenador de Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto, também participa da programação. “Antônio Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas e Ailton Krenak, líder indígena, nos enviam a mesma mensagem: É necessário repensar a relação entre a humanidade e a natureza: Somos todos pertencentes a um só planeta, nossa casa mãe, que nos gera e nos nutre para convivermos em harmonia e respeito mútuo. É necessário superar a alienação mais fundamental entre as pessoas e a natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para que possamos refletir sobre novas formas de viver e cuidar de nossa casa comum. A única que temos”, comenta Franco Netto.

O evento é aberto a todos. E os professores da Educação Básica, além da oportunidade de assistir à LIVE, receberão certificados de participação.

Live - Dia Mundial do Meio Ambiente

Serviço

Dia Mundial do Meio Ambiente na Fiocruz
Tema
: Saneamento e Coronavírus
Debatedor: Léo Heller, pesquisador da Fiocruz e Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da Organização das Nações Unidas (ONU)
Data: Sexta-feira (5/6)
Horário: 10h
Transmissão

Voltar ao topoVoltar