17/09/2020
Leonardo Azevedo (CCS) e Marina Maria (Icict)
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, no dia 24 de setembro, o webinário Deficiência, desigualdade e (IN)visibilidade: desafios para a comunicação e informação no contexto da pandemia. O evento, organizado em parceria com o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP), contará com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e será transmitido no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. O objetivo é discutir as desigualdades e invisibilidades vivenciadas pelas pessoas com deficiência, em especial nos processos de comunicação e no acesso à informação sobre a Covid-19.
O encontro on-line é uma ação conjunta de realização do 4º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e do 4º Seminário do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis/Fiocruz-Unifase). A partir dessa articulação, o Comitê Fiocruz e o Nippis/Fiocruz-Unifase buscam fortalecer uma agenda interinstitucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, pelo enfrentamento à discriminação e por políticas públicas de saúde que reconheçam e valorizem a diversidade.
Programação
A roda de conversa da manhã acontece das 10h30 às 12h e o assunto em debate é Desafios para a acessibilidade na comunicação e informação. O tema será discutido pelo mestre em Estudo em Tradução e professor de Libras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Bruno Ramos; a artista com deficiência visual e graduação em Jornalismo, Moira Braga; e a primeira repórter com Síndrome de Down e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, Fernanda Honorato. A mediação ficará por conta de Hilda Gomes, do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Já a roda da tarde vai das 15h às 16h30 e discute o tema Deficiência e desigualdade: realidades veladas e o contexto da pandemia. Participam do debate a professora e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (Comdef-Rio), Izabel de Loureiro Maior; o ativista em prol dos direitos das pessoas com deficiência e assessor técnico da São Paulo Transportes (SPTrans), Tuca Munhoz; e o pesquisador e advogado sênior da Human Rights Watch, Carlos Rios. A mediadora será a pesquisadora do Nippis/Fiocruz-Unifase, Cristina Rabelais.
O evento tem o apoio da Human Rights Watch, organização internacional não-governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos.
Organização
O webinário Deficiência, desigualdade e (IN)visibilidade: desafios para a comunicação e informação no contexto da pandemia é organizado pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis/Fiocruz-Unifase).
O Comitê foi lançado oficialmente em maio de 2017, vinculado à Presidência da Fiocruz, com o objetivo de fortalecer ações em prol da equidade e diversidade, consolidando uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva.
O Nippis/Fiocruz-Unifase é vinculado ao Laboratório de Informação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação (LIS/Icict/Fiocruz) e à Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação da Unifase/FMP. E tem o objetivo de realizar pesquisa científica e formação de recursos humanos na área de informação e políticas públicas, visando o monitoramento, a avaliação e a gestão de políticas públicas, com ênfase para a inclusão digital.