Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento debate transição da pandemia de Covid-19 (20/4)


18/04/2022

Regina Castro (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

O Observatório Covid-19 Fiocruz vai promover o webinar A pandemia Covid-19 em transição na próxima quarta-feira (20/4), às 14h30. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Com a participação de pesquisadores especializados, o debate vai colocar em pauta o aprendizado obtido com as análises dos cenários epidemiológicos da Covid-19 até o momento e as tendências para os próximos meses.

Entre as questões que serão abordadas estão: há a possibilidade de uma regularidade em termos de casos e, possivelmente, um período endêmico à frente? Com o avanço da vacinação, é possível esperar novas ondas? Com a queda de casos, internações e óbitos, podemos considerar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional está próximo? Na visão dos cientistas, ainda há incertezas que requerem atenção em várias frentes. 

Liderado pelo coordenador do Observatório, Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz), o encontro terá como palestrantes Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espiríto Santo; Eduardo Hage, da Fiocruz Brasília; e Daniel Villela, coordenador do Programa de Computação Cientifica da Fundação (Procc/Fiocruz). O debatedor será Raphael Guimarães (Ensp/Fiocruz).

O webinar será realizado quando já se passaram mais de dois anos do início da pandemia. Ao longo desse período, a Fundação fez vários estudos, que foram divulgados no boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. As análises têm como base as tendências de indicadores relacionados aos casos e óbitos da doença, de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e ocupações em leitos de UTI por Covid-19, entre outros. Este webinar faz parte das atividades de balanço e análise de mais de dois anos de pandemia e os cenários que se apresentam em um futuro próximo.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar