Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Evento aborda cooperação contra Covid-19 e apresenta Lab Binacional UA-Fiocruz


01/07/2020

Por: Amanda Sobreira (Fiocruz Ceará)

Compartilhar:


O Laboratório Binacional (Brasil - Portugal) para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (LBCTIS) será apresentado durante o webinar sobre o combate à Covid-19 e as parcerias entre Brasil e Portugal. O evento online ocorre nesta quinta-feira (2/7). O projeto do Laboratório Binacional é uma iniciativa conjunta da Fiocruz e da Universidade de Aveiro (UA), e faz parte de novo Acordo de Cooperação Internacional para C,T&I que contemplará projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação de interesse de ambos os países. A Fiocruz e a UA assinaram um Protocolo de Colaboração em 2019, mas desenvolvem projetos de investigação conjuntos desde 2011, a partir de diferentes unidades da Fiocruz.

No Brasil, a instalação do Laboratório Binacional é conduzida pela Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), pela Fiocruz Ceará, peolo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), além da participação de outras unidades da Fundação. A parceria vai aproximar os pesquisadores da Fiocruz com pesquisadores da União Europeia, que juntos poderão cooperar no desenvolvimento de projetos de pesquisa que fortaleçam seus sistemas nacionais de Saúde, tendo como linha integradora a abordagem One Health (Saúde Única).

A expectativa é que os pesquisadores da Fiocruz trabalhem em parceria com a Universidade de Aveiro contribuindo com a produção científica e tecnológica em saúde, atuando na captação de recursos para P,D&I e integrando consórcios multilaterais e redes internacionais de Ensino, Pesquisa e Inovação. Assim como, constituir ponto de intercâmbio de alunos de pós-graduação e centro de formação de recursos humanos, dentre outras atividades de interesse comum.

A iniciativa conta com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada de Portugal em Brasília, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, do Centro de Inovação Brasil - Europa (ENRICH in Brazil) e de outras organizações brasileiras e europeias.

O evento contará com apresentações de representantes da Fiocruz (Brasil), da Universidade de Aveiro (Portugal), da Flomics Biotech (Espanha) e da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI-Porto).
 

Serviço

Webinar Centro de Inovação Brasil-Europa - Enrich in Brazil - Covid-19: Cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil e na Europa
Data: 2 de julho (13h-Brasil; 17h-Portugal)
Inscrições
Confira a programação e os participantes.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar