Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Espiritualidade e ciência em pauta no Canal Saúde


17/09/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (17), às 9h30

Centenário INI/Fiocruz: o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) completa 100 anos em 2018 e o centenário vem sendo comemorado com diversas atividades. Unidade da Fundação Oswaldo Cruz voltada para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência em doenças infecciosas, o INI oferece à população assistência médica de referência em doenças infecciosas, atendimento no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais, consultas na área de medicina do viajante, cursos de especialização em diversos temas de doenças infecciosas e a realização de ensaios clínicos sobre prevenção, tratamento, diagnóstico e fatores relacionados às doenças infecciosas, entre outros serviços. Na próxima semana, o centenário do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas é o tema do Bate Papo na Saúde. Para saber mais sobre assunto, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a diretora do INI/Fiocruz, Valdiléia Veloso, e a coordenadora da Comissão do Centenário do INI, Keyla Marzochi.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30

Unidiversidade - Segunda-feira (17), às 10h30    

Espiritualidade e Ciência: há quem diga que existe um conflito entre espiritualidade e ciência e há quem ache que os dois campos se combinam sem maiores problemas. O próximo Unidiversidade investiga as relações, conflitos e compatibilidades entre ciência e espiritualidade.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h

Ligado em Saúde - Segunda-feira (17), às 11h

Câncer de Testículo: o câncer de testículo não é o mais frequente na população masculina, mas quando ocorre costuma atacar homens jovens, em idade produtiva. Esse tipo de tumor pode ser curado com facilidade, se descoberto nos estágios iniciais. Por isso, o Ligado em Saúde vai falar sobre câncer de testículo, explicar os sintomas que devem ser observados e os fatores que aumentam a possibilidade de desenvolver a doença. O programa vai abordar ainda como é o tratamento e como é possível preservar a fertilidade do paciente. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o urologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, Paulo Salustiano.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (17), às 13h30

O Em Pauta na Saúde vai destacar a preocupação do controle social com o aumento da mortalidade materna infantil expressa na mais recente reunião do Conselho Nacional de Saúde; o relatório do Unicef que aponta que metade dos adolescentes do mundo são vítimas de bullying e os preparativos para as conferências globais sobre tecnologia e inovação sustentável que vão acontecer em novembro, na Bélgica.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (17), às 22h30

Centro de Controle de Zoonoses: “Lombalgias e práticas complementares" trata da vida de um agricultor que teve a saúde debilitada em função do desenvolvimento do seu trabalho. No segundo vídeo, são mostradas a realidade da população de Tabuleiro do Norte (CE) e o risco a exposição aos agrotóxicos para a saúde humana. A última parte do programa apresenta as estratégias de prevenção e promoção da saúde bucal desenvolvidas pelo dentista da região para a população em suas diferentes fases da vida.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30

Ciência & Letras - Terça-feira (18), às 9h

O crime do Cais do Valongo: o livro O crime do Cais do Valongo é o segundo romance de Eliane Cruz, autora do premiado Água de barrela. A narrativa histórico-policial passada nos tempos de Dom João VI começa em Moçambique, na África, e se desenrola a partir de um assassinato no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, local que foi porta de entrada para quase um milhão de pessoas escravizadas no Brasil, no início do século 19. Elogiado pela crítica, o romance foi classificado pelo escritor e historiador Luiz Antônio Simas no jornal O Globo como “literatura da melhor qualidade”. Para saber um pouco mais sobre o novo trabalho de Eliane Cruz, o apresentador Renato Farias recebe a autora no próximo Ciência & Letras.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30

Em Família - Terça-feira (18), às 10h

Dividindo a moradia: dividir casa ou apartamento com amigos, parentes ou mesmo com a pessoa amada traz vantagens e desvantagens. Poder dividir as despesas, ter companhia para os momentos de solidão e não ter que fazer todas as tarefas aparecem do lado bom. E se adaptar aos hábitos do outro, precisar negociar os espaços e aborrecimentos com o descumprimento de tarefas estão entre as dificuldades. Para se aprofundar um pouco mais nas dores e delícias do tema, o próximo Em Família fala sobre dividir a moradia.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30

Sala de Convidados - Terça-feira (18), ao vivo, às 11h

Epidemia de Fake News: a quantidade de notícias falsas, criadas com os mais diversos objetivos, que vão de simplesmente enganar até destruir reputações, as já conhecidas fake news, vem crescendo cada vez mais. Na saúde pública, essas notícias falsas atingem o máximo do perigo porque podem ser responsáveis até pela morte de pessoas. O risco é tão grande que o Ministério da Saúde criou recentemente um serviço especial para combater as fake news por meio de um número no WhatsApp - (61) 99289-4640 - pelo qual as pessoas podem tirar dúvidas sobre notícias que tenham recebido. Por causa da gravidade do assunto, a epidemia de fake news e suas consequências na área da saúde pública são o tema do próximo Sala de Convidados. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar