Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EPSJV comemora 37 anos


12/08/2022

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) comemora, no próximo dia 19 de agosto, 37 anos de atuação na área de Educação Profissional em Saúde. Para marcar a data, a escola promoverá uma série de atividades em homenagem aos trabalhadores técnicos. 

O evento, que será realizado na Praça Luiz Fernando Ferreira, na sede da EPSJV, tem início com uma mesa de abertura, a partir das 14 horas, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e da diretora da Escola, Anamaria Corbo.

Em seguida, a professora-pesquisadora da EPSJV, Márcia Valéria Morosini, apresentará um perfil dos trabalhadores técnicos no Brasil. Em seguida, a professora-pesquisadora Letícia Batista mostrará os resultados da pesquisa sobre trabalhadores da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de Covid-19, produzida por ela e pelas também professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica, Mariana Nogueira e Regimarina Reis.

Seguindo a programação, ex-alunos e trabalhadores da EPSJV encenarão a esquete "Em busca da vacina".

Também no evento, a professora-pesquisadora Renata Reis apresentará o projeto “Manguinhos de muitas memórias: histórias dos trabalhadores técnicos da Fiocruz”, revelando histórias curiosas dos antigos auxiliares de laboratório, que atuaram nos primeiros 30 anos de existência da Fundação.

Em seguida, haverá uma homenagem a Joaquim Venâncio, aos trabalhadores de nível médio da EPSJV e aos trabalhadores técnicos da Fiocruz. O fim da celebração contará com a apresentação da banda Base 1 e um bolo de aniversário para comemorar os 37 anos da Escola.

Conheça a Escola

A EPSJV/Fiocruz foi fundada no dia 19 de agosto de 1985, voltada para a formação integral dos profissionais de saúde de nível médio. A escola é uma unidade técnico-científica da Fiocruz, que atua na área de Educação Profissional em Saúde, pesquisa e cooperação nacional e internacional.

A Escola Politécnica também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, além de Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

A EPSJV oferece cursos técnicos de nível médio, de especialização e de qualificação nas áreas de Vigilância, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais, Manutenção de Equipamentos e Radiologia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde.

Com o objetivo de disseminar conhecimento em sua área de atuação, a Escola Politécnica edita o periódico científico “Trabalho, Educação e Saúde”; coordena a Biblioteca Virtual sobre Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS); publica a revista jornalística “Poli – Saúde, Educação e Trabalho” e edita livros e material educativo sobre suas áreas de atuação.

Na Escola Politécnica, a pesquisa, além de ser uma área de atuação, é um princípio educativo na formação de seus alunos. A EPSJV também coordena o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, que proporciona a jovens do ensino médio a vivência no ambiente de pesquisa.

Voltar ao topoVoltar