Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde são temas de seminário

Agulha furando frasco de vacina

30/08/2018

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2018, será realizado o 'Seminário Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde', um evento feito em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz, a Rede Zika Ciências Sociais e a ZikAlliance. O seminário, que ocorrerá dentro do curso internacional de mesmo nome, contará em seu primeiro dia com a presença dos especialistas estrangeiros Mónica Petracci, da Universidad de Buenos Aires – UBA e José Miguel Labrín, da Universidad de Chile, além de professores de programas de pós-graduação da UERJ, UFES, UFJFJ, UFRJ e USP. Também participarão professores do PPGICS – Inesita Soares de Araujo, Janine Cardoso e Katia Lerner – e pesquisadores da Fiocruz, como Denise Pimenta e Raquel Aguiar, além do coordenador da Rede Zika Ciências Sociais/Presidência Fiocruz, Gustavo Matta.

Na quinta-feira, 12/09, a partir das 9h, acontece a primeira palestra Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas: desafios para a saúde, seguida de Epidemias, Imprensa e Memória Discursiva: análise e das coberturas sobre Influenza A-H1N1. Às 14h30, a última palestra do dia, Epidemias midiáticas? A produção jornalística sobre risco, dengue e febre amarela. Já no dia 13/09, sexta-feira, é a vez de Zika, jornalismo e redes sociais on line: controvérsias, boatos e mediações, que começa às 9h. O evento acontece na sala 402 (4º andar), do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

O seminário é gratuito, mas para participar os interessados devem se inscrever pela internet. Apenas receberão os certificados aqueles que comparecerem ao evento.

O evento conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGICOM/UFJF) e Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e tem o financiamento parcial do European Union's Horizon 2020 Research and Innovation Programme, ZIKAlliance Grant Agreement nº 734548.

Os interessados também podem se inscrever no curso internacional Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde.

Serviço

Seminário internacional: Epidemias, jornalismo e políticas públicas
Expositores: Expositores (por ordem de apresentação): Mónica Petracci (Universidad de Buenos Aires – UBA); José Miguel Labrín (Universidad de Chile), Denise Pimenta (CPRR/Fiocruz Minas), Inesita Soares de Araujo (Icict/Fiocruz), Wedencley Alves (PPGCOM/UFJF), Kátia Lerner (Icict/Fiocruz), Claudia Malinverni (FSP/USP), Janine Cardoso (Icict/Fiocruz), Aline Cavaca (DMS/UFES), Elaine Rabello (IMS/Uerj),Raquel Aguiar (IOC/Fiocruz) e Gustavo Matta (Rede Zika Ciências Sociais/Presidência Fiocruz)
Datas: 12/09 – 5ª feira, das 9h às 16h30,  e 13/09/2018, 6ª feira, das 9h às 12h
Inscrições: https://eventos.icict.fiocruz.br – Certificados mediante a inscrição no site de Eventos, do Icict
Local: Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, na Av. Brasil, 4.036 – Sala 402, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

Voltar ao topoVoltar