Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Enfrentamento da Covid-19 nas favelas é tema de evento na Fiocruz (10/2)


09/02/2023

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

Para marcar o Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento à Covid-19 e seus Impactos nas Favelas e Periferias do Rio de Janeiro, a Fiocruz apresentará os resultados de dois anos de atuação do seu plano de enfrentamento à doença em comunidades cariocas e lançará um mapa territorial das ações executadas neste período pelo projeto. Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e universidades do Estado, o evento acontece na próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 10h, no Plenário da Alerj, com transmissão pela TV Alerj

  Entre as autoridades e lideranças comunitárias que serão recebidas pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e pela deputada estadual Renata Souza, autora da lei que viabilizou o plano, estão confirmadas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente interino da Fiocruz, Mario Moreira, o Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, e a secretária estadual de Saúde em exercício do Rio de Janeiro, Cláudia Melo. 

A programação do dia inclui ainda diversas atividades presenciais e remotas com foco na segurança alimentar, saúde mental, comunicação popular em saúde, evasão escolar e empregabilidade, através de palestras, oficinas e debates em cinco favelas do estado no período da tarde. 

Ainda pela manhã, o canal Cidades em Movimento, da Cooperação Social da Fiocruz, transmitirá o debate virtual Mobilização comunitária e saúde nas favelas e fará o lançamento do Portal Radar Saúde Favela, às 10h. O evento ficará gravado e poderá ser acessado posteriormente.  

A roda de conversa vai destacar o protagonismo das favelas em ações de enfrentamento da crise sanitária e as mobilizações por políticas públicas garantidoras do direito à vida e à saúde. No evento online, estarão presentes como debatedores Lúcia Cabral, promotora legal popular, coordenadora da ONG Educap e moradora do Complexo do Alemão; Fábio Monteiro, membro do Conselho Comunitário de Manguinhos, mobilizador na campanha Se Liga no Corona; Day Medeiros, Coordenadora Geral do Instituto CASA, Favela do Aço e idealizadora da União Coletiva pela Zona Oeste; Laura Torres, doula, vice-secretária da Associação Doulas Solidárias e idealizadora do Projeto Espaço Gaia, no Complexo do Salgueiro; Paulo Roberto de Oliveira Ribeiro, designer e comunicador do Radar Saúde Favela; e Emerson Baré, do povo do Rio Negro e integrante do Radar Saúde Favela. 

Como parte da programação do dia, será feito um tour ao vivo pelo novo site do Radar Saúde Favela e mostrar tudo o que poderá ser encontrado no portal. O informativo Radar Saúde Favela (originalmente, Radar Covid-19 Favela) foi concebido no âmbito do Observatório Fiocruz Covid-19 e atualmente está alocado na Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Com participação ativa e direta de interlocutores de favelas e bairros populares, o Radar constitui uma importante ferramenta de comunicação e de vigilância popular em saúde.   

 Às 14h30, a Assessoria de Relações Institucionais promove, em parceria com a Coordenação de Cooperação Social da Presidência, uma roda de conversa no Campus Maré sobre iniciativas inovadoras que contribuem de diversas formas para a promoção da saúde das populações de favelas e periferias. Serão debatidos grandes desafios do SUS, tais como vacinação, informação em saúde e participação popular. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Videosaúde Distribuidora, é uma das atividades institucionais pelo Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias.  
 

Participam como debatedores Fábio Araújo, coordenador do informativo Radar Saúde Favela, da Cooperação Social; Patrícia Evangelista, do Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Manguinhos); Carolina Dias, coordenadora do projeto #VacinaMaré e Dr. Akira Homma, assessor científico sênior de Biomanguinhos, falando pelo Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PCRV). A roda de conversa terá como anfitrião o doutor Valcler Rangel, Assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, será mediada por Felipe Eugênio Silva, da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e ocorrerá presencialmente na Varanda da Fiotec, no Campus Maré, no Rio de Janeiro. O vídeo gravado durante o evento ficará disponível no canal da VideoSaúde no Youtube.

Voltar ao topoVoltar