Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro às Quintas debate experimentação humana e desafios para análise histórica


23/10/2019

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

A experimentação em humanos e as possibilidades e riscos para a análise histórica serão a pauta da apresentação de Joel D. Howell (Universidade de Michigan) no Encontro às Quintas de 31/10, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). Aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia, a palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea.

De acordo com o médico e historiador da medicina, as experiências com seres humanos podem, às vezes, parecer essenciais para o entendimento e o enfrentamento das doenças, mas elas sempre levantam questões éticas, e trazem desafios, oportunidades e riscos para a análise histórica. 

Em sua apresentação, Joel D. Howell discutirá o tema a partir de três casos históricos: as ideias de Ignaz Semmelweis sobre a importância de se lavar as mãos nos hospitais para reduzir a mortalidade nas maternidades em Viena em meados do século 19; o trabalho de J. Marion Sims com o tratamento cirúrgico sem consentimento (e sem anestesia) da fístula vesicovaginal em mulheres escravizadas no sul dos Estados Unidos no período pré-Guerra Civil; e a pesquisa de Saul Krugman para diferenciar vírus da hepatite por meio da infecção intencional em crianças com distúrbios mentais na Willowbrook State School, em Nova York, na década de 1950.

Encontro às Quintas
Data
: 31/10
Tema: Pitfalls and possibilities for historical analysis of human experimentation (Experimentação em humanos: possibilidades e riscos para a análise histórica)
Convidado: Joel D. Howell (Universidade de Michigan)
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3865-2286| E-mail: ppghistoriasaude@fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar