09/05/2019
Fonte: Comunicação UFRJ / Graça Portela (Icict/Fiocruz)
Com o tema Catástrofes e crises do tempo, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, o 9º Historicidades dos Processos Comunicacionais. O evento reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de diferentes instituições, como UFRJ, Fiocruz, UFMG, UFBA, UFRB, UFOP e UFPI, que se dedicam ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da comunicação.
A cobertura televisiva do desastre de Mariana, as reportagens sobre o “Massacre de Suzano”, a Aids nas narrativas de comunicação, as formas como o jornalismo vem representando as crises de nossos tempos: exemplos de temas que estarão em pauta nas apresentações. O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, os diferentes grupos de pesquisa se apresentarão, explicando as matrizes teóricas com que trabalham e a forma como, a partir delas, pensam a temática do primeiro evento de 2019.
No segundo momento, os grupos apresentarão trabalhos focados em objetos mais específicos, mas sempre problematizados pela questão das instabilidades temporais e da catástrofe.
Com entrada franca e aberto ao público, o encontro será realizado no primeiro dia (13/05, segunda-feira) no campus Manguinhos da Fiocruz, a partir das 9h, com a mesa de abertura, seguida de palestras até às 16h. A partir daí, os participantes serão convidados a fazer uma visita guiada ao Castelo Mourisco e à Seção de Obras Raras, da centenária Biblioteca de Manguinhos. Já nos dias 14 e 15 de maio, respectivamente, terça e quarta-feira, o evento será realizado na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fica em Botafogo, das 9h às 19h.
Presença do Icict
Por meio do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), o Icict está presente na Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais. Além dele, integram a rede os grupos:
Tramas Comunicacionais e Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais, ambos da UFMG; o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação e o Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades, os dois da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes e o Grupo de Pesquisa e Extensão Telejornalismo, Narrativas e Sociedade, da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB); o Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e, por fim, o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (Nepcom), da UFRJ.
Os representantes do Laces no evento são o pesquisador Igor Sacramento, editor científico da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis), e professor do PPGICS/Icict, e Izamara Bastos. Sacramento estará à mesa em três palestras: "Catástrofe, trauma e representação: cultura da mídia e relatos biográficos"; "Entre memória e história: a ditadura militar nas tessituras ficcionais da televisão brasileira", com Ana Paula Goulart Ribeiro, Patrícia D´Abreu e Juilana Tillman; e "O devir-negro e a necropolítica: catástrofe, trauma e testemunho diante do Ciclone Idai", com Júlio César Sanches, todas no dia 14/05. Na segunda-feira, 13/05, Sacramento será o mediador da palestra "Ageto e crise do tempo". Já Izamara Bastos será uma das palestrantes, juntamente com Vinícius Ferreira (editor convidado da Reciis do dossiê sobre os 40 anos do Movimento LGBT), do tema "A Aids como fantasma da homossexualidade nas narrativas comunicacionais". Além deles, Roberto Abib, da Reciis/Icict, é um dos debatedores do tema "A catástrofe como trauma no Jornal Hoje e no programa Fofocalizando: a cobertura do 'Massacre de Suzano'", na parte da tarde do dia 14/04, que também terá Patrícia Barcelos, doutoranda do PPGICS, na mesa "Sentindo o golpe: a canção como representação simbólica da perda".
A realização do encontro conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura - PPGCOM, da UFRJ, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict.
A Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz, fica na Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 3, em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).