Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro de Educação reúne trabalhadores do Icict/Fiocruz e apresenta Projeto Político Pedagógico

Primeiro encontro de educação do Icict

14/03/2023

Marcella Vieira (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A fim de fortalecer ainda mais os vínculos entre Ensino e suas demais linhas de atuação, o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) reuniu, nos dias 1º e 2 de março, trabalhadoras e trabalhadores durante o 1º Encontro de Educação. Promovido com o objetivo de reafirmar a unidade como lócus de formação de profissionais e acadêmicos no campo da comunicação e saúde, o evento foi realizado no quarto andar do campus Maré, local que está consolidado pela Fiocruz como o espaço das atividades de ensino do Icict. O encontro, que contemplou palestras, debates e oficinas, também apresentou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Icict, documento que expressa a proposta educacional do Instituto nos campos da comunicação e da informação em saúde.

Ao abrir a programação, o diretor do Icict Rodrigo Murtinho destacou que o dia tinha vários e importantes significados. "Esse encontro é a síntese e o coroamento de tudo aquilo que o Icict sempre fez e propôs na área da Educação", enfatizou. Para ele, o ensino encarna o trabalho árduo de integração da unidade, representando um projeto institucional que vem sendo construído coletivamente. "Com sua trajetória de mais de três décadas entrelaçada à história do próprio Instituto, o Ensino é responsável por ações estruturantes para o desenvolvimento do Icict. Seus cursos, atividades, pesquisas e publicações não apenas têm colaborado para a qualificação de milhares de pesquisadores e de profissionais de saúde. Mas, também, para fomentar o cruzamento de campos científicos, de saberes e de visões de mundo em prol de uma sociedade mais equânime e democrática", afirma Murtinho, no texto de apresentação do PPP.


Diretoria do Icict na abertura do evento (Foto: Raquel Portugal)

As vice-diretoras do Icict também participaram da mesa de abertura do evento: Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino, Mônica Magalhães, vice-diretora de Pesquisa, Tania Santos, vice-diretora de Comunicação e Informação, e Ingrid Jann, vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Bonfim apresentou a programação e os objetivos do encontro, refletindo sobre a missão educacional da unidade. Ela falou sobre a sustentabilidade das atividades de ensino e seus impactos nos processos acadêmicos e pedagógicos. "O I Encontro de Educação também se soma a essa ideia dos avanços pedagógicos que nós conquistamos", destacou. Ela listou ainda importantes melhorias dos últimos anos, como o núcleo de acompanhamento e apoio pedagógico, o aprimoramento do processo formativo com o uso de ferramentas de mediação tecnológica.

A vice-diretora de Ensino comentou ainda sobre as perspectivas e desafios para o futuro, que incluem pontos fundamentais a serem debatidos e avançados, incluindo a formação sobre diversidade de gênero, acompanhamento dos estudantes, enfrentamento às desigualdades e formação e criação da Comissão Biopsicossocial. Mel Bonfim listou também importantes iniciativas já implantadas pelo Icict, como a apropriação da Política de Ações Afirmativas da Fiocruz, a parceria com o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, a parceria com o GT de Acessibilidade do Icict, a retomada da Agenda Antirracista, entre outras.  

Diversidade de temas: currículo, descolonização e ensino a distância

O primeiro dia de atividades contemplou ainda duas palestras de convidados externos. Na parte da manhã, Luis Thiago Freire Dantas, doutor em Filosofia e professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apresentou Educação e Currículo: Dialogar com a Filosofia Africana. Na palestra, o docente falou sobre a descolonização curricular, abordando uma geografia do pensamento a partir da filosofia africana.

À tarde, Rita Maria Lino Tarcia, doutora em Linguística e professora do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conversou sobre os desafios e potencialidades da educação à distância. Ela deu exemplos a serem utilizados em sala de aula e abordou temas como o processo híbrido de ensino e aprendizagem, contemplando as práticas pedagógicas mais flexíveis, os novos caminhos criados pela pandemia de Covid-19, os contextos culturais da contemporaneidade e a tecnologia como potencializadora de competências.

Rita Maria Tarcia e Luiz Thiago
Rita Maria Tarcia (Unifesp) e Luis Thiago Dantas (Uerj) palestraram no evento (Fotos: Raquel Portugal)

Para encerrar a programação do primeiro dia do encontro, Wagner Oliveira fez uma apresentação sobre a VideoSaúde Distribuidora, plataforma audiovisual coordenada pelo Icict, e a equipe do Campus Virtual Fiocruz apresentou a ferramenta de aprendizagem voltada à educação em saúde.

O segundo dia do Encontro de Educação agregou oficinas ministradas por profissionais do próprio Icict. As atividades foram voltadas para trabalhadoras e trabalhadores da unidades que puderam aperfeiçoar e refletir sobre ações e ferramentas de trabalho utilizados no dia a dia. A oficina Ferramentas Educacionais, ministrada por Valéria Machado, abordou o uso de ferramentas como "Miro" e "Mentimeter" para auxiliar o professor em aulas online. 

A oficina Escrever simples: ideias para uma comunicação mais acessível foi conduzida por Juliana Krapp e Renata Rezende, que mostraram como redigir textos claros, atraentes e com objetividade. A oficina abordou alguns vícios comuns à escrita acadêmica e institucional, refletindo sobre formas de se comunicar com uma linguagem mais simples, criativa e potente.

Currículos Lattes: atualização com ênfase nos principais pontos avaliados pela Capes foi coordenada por Tarcila Peruzzo, que deu uma série de orientações para o preenchimento adequado dos diversos menus do Currículo Lattes.

Por fim, a oficina Avaliação de Aprendizagem, conduzida por Mel Bonfim, teve como objetivo promover uma reflexão teórica e um momento de atividade prática sobre o alinhamento didático entre objetivos de aprendizagem e a avaliação.

 Confira a galeria de fotos do evento 

 

Voltar ao topoVoltar