Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora participa de aulas inaugurais da Fiocruz

Bancada Editora Fiocruz

19/03/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

No início de março, diversas unidades de ensino e pesquisa da Fiocruz realizaram aulas inaugurais para dar boas-vindas aos alunos no novo ano letivo. Atenta à missão de ampliar o acesso conhecimento científico, a Editora Fiocruz participou de diversas aulas com estande de livros e sorteios. Em suas participações em eventos, a Editora concede desconto de 20% nos títulos comercializados, que contemplam as diversas áreas da saúde.

Na primeira semana do mês ocorreram as primeiras solenidades de abertura do ano acadêmico. A Editora esteve presente na aula inaugural do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), realizada no dia 2. Em 4 de março, foi a vez da participação no evento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que contou com a palestra de Deisy Ventura, autora da Editora Fiocruz. No dia 6 de março, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) realizou sua aula inaugural.   

As solenidades do INI e do IOC foram marcadas por painéis e debates ligados ao principal tema de saúde pública do momento: a pandemia do novo coronavírus. No Instituto Evandro Chagas, o médico infectologista Estevão Portela Nunes, vice-diretor de Serviços Clínicos da unidade, ministrou palestra intitulada "COVID19 – Riscos e desafios de uma virose emergente". Já o evento do IOC contou com o painel "120 anos de Ciência a serviço da Saúde Pública: resposta do Instituto Oswaldo Cruz à emergência global do COVID-19", no qual foram realizadas palestras sobre temas como ações do Ministério da Saúde e diagnóstico laboratorial.

Na Ensp, a aula inaugural intitulada “Os desafios atuais da ciência brasileira no enfrentamento das desigualdades e iniquidades sociais" discutiu o papel da ciência no enfrentamento de problemas como pobreza, preconceito, degradação ambiental, condições de saúde pública, entre outros assuntos. Uma das participantes foi a pesquisadora Deisy Ventura, coautora do livro "Saúde de Migrantes e Refugiados", título da coleção Fazer Saúde lançado pela Editora Fiocruz em 2019. Professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Deisy é especialista em temas de saúde global e mobilidade humana e também aproveitou o evento para abordar a emergência do coronavírus e a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à nova doença.  

Ação promocional em apoio à ciência 
Para completar as ações em prol do acesso aos livros e à produção científica, a Editora realiza, até 25 de março, ação promocional com desconto em todo o catálogo. A promoção marca o início do ano acadêmico de 2020 na Fiocruz, cuja aula inaugural foi realizada – via web – no dia 16 de março. 

A solenidade - inteiramente realizada de forma online - contou com a participação do palestrante internacional Jeffrey David Sachs, professor do Center for Sustainable Development da Columbia University (EUA). O pesquisador ministrou a conferência “Saúde Pública na Era do Desenvolvimento Sustentável”. 

A palestra, que foi transmitida ao vivo dos Estados Unidos e contou com a mediação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, não teve público presencial, devido às medidas de prevenção e contenção do coronavírus. O público acompanhou e fez perguntas via internet. Confira aqui a aula na íntegra.  

Voltar ao topoVoltar