10/03/2021
Marcella Vieira/Editora Fiocruz
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Editora Fiocruz estreou a série de vídeos intitulada Como ser mulher pode afetar a saúde. Com a participação de autoras, a ação se estende por todo o mês de março, no canal da Editora no YouTube, contemplando depoimentos de professoras e pesquisadoras.
No primeiro vídeo, que já está no ar, a médica-sanitarista Ana Lúcia Pontes fala sobre saúde da mulher indígena. Confira o vídeo abaixo ou clique aqui para assistir.
As próximas participantes são as autoras Rosa Carneiro, Adriana de Paula Reis e Ana Paula Vosne Martins. A partir de pesquisas e questões abordadas em seus livros publicados pela Editora, elas falarão sobre os temas: saúde da mulher na pandemia, saúde da mulher no trabalho e história da saúde da mulher. Cada depoimento estará disponível nos dias 15, 22 e 29 de março, respectivamente.
A série apresenta ainda uma novidade: os vídeos da Editora passam a contar com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa que amplia e fortalece as medidas de acessibilidade adotadas pela Fiocruz em seus eventos, canais e redes de informação e comunicação.
Para finalizar e celebrar o especial em homenagem às mulheres, a Editora promoverá uma ação promocional em sua Livraria Virtual. De 27 a 31 de março, todos os livros da aba GÊNERO estarão com 25% de desconto. Nas compras on-line, a Editora Fiocruz entrega para todo o Brasil com frete grátis na modalide PAC/Correios.
▶️ Acesse o canal da Editora Fiocruz no YouTube
Sobre as autoras
Coautora de Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, livro lançado em 2019, Ana Lúcia Pontes, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), abre a série especial falando sobre saúde da mulher indígena. Integrante da coleção Fazer Saúde, a obra está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros (baixe aqui).
Rosa Carneiro, professora da Universidade de Brasília (UnB) e autora de Cenas de Parto e Políticas do Corpo, falará sobre a saúde das mulheres na pandemia, abordando questões como maternidade, direitos reprodutivos e saúde mental. Pertencente à coleção Criança, Mulher e Saúde, o título foi lançado em 2015 e está em acesso comercial na rede SciELO Livros (acesse aqui).
Autora de Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos da rede de atenção do SUS, a psicóloga Adriana Reis abordará a saúde da mulher em ambientes de trabalho. Doutoranda em Estudos de Linguagens no Cefet-MG, a autora é profissional do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. Lançado pela Editora Ficoruz no final de 2020, o livro foi publicado simultaneamente em formatos impresso e digital.
Professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Paula Vosne Martins é autora de Visões do Feminino: a medicina da mulher nos séculos XIX e XX e dará depoimento sobre a história da saúde das mulheres pelo olhar da medicina. Publicada em 2004, a obra da coleção História e Saúde está em acesso livre na rede SciELO (faça o download aqui).
Ações da Fiocruz no mês das mulheres
A Fiocruz e suas unidades também promovem atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, o evento Mulheres na Pandemia: resistências, vivências, adversidades e proposições, promovido pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, contou com a participação da presidente Nísia Trindade Lima. Veja como foi aqui.
No dia seguinte (9/3), o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz realiza, das 10h às 12h30, mais uma edição do projeto Trajetórias Negras na Fiocruz. Para marcar o Dia da Mulher, o encontro conta com a participação de servidoras que falarão sobre suas experiências na instituição. Clique aqui para acessar.
Outras ações institucionais relacionadas ao mês da mulher podem ser conferidas no portal da Fiocruz.