Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Editora Fiocruz celebra o mês das mulheres com série de depoimentos de autoras no YouTube


10/03/2021

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Share:

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Editora Fiocruz estreou a série de vídeos intitulada Como ser mulher pode afetar a saúde. Com a participação de autoras, a ação se estende por todo o mês de março, no canal da Editora no YouTube, contemplando depoimentos de professoras e pesquisadoras.

No primeiro vídeo, que já está no ar, a médica-sanitarista Ana Lúcia Pontes fala sobre saúde da mulher indígena. Confira o vídeo abaixo ou clique aqui para assistir.

As próximas participantes são as autoras Rosa Carneiro, Adriana de Paula Reis e Ana Paula Vosne Martins. A partir de pesquisas e questões abordadas em seus livros publicados pela Editora, elas falarão sobre os temas: saúde da mulher na pandemia, saúde da mulher no trabalho e história da saúde da mulher. Cada depoimento estará disponível nos dias 15, 22 e 29 de março, respectivamente.    

A série apresenta ainda uma novidade: os vídeos da Editora passam a contar com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa que amplia e fortalece as medidas de acessibilidade adotadas pela Fiocruz em seus eventos, canais e redes de informação e comunicação.

Para finalizar e celebrar o especial em homenagem às mulheres, a Editora promoverá uma ação promocional em sua Livraria Virtual. De 27 a 31 de março, todos os livros da aba GÊNERO estarão com 25% de desconto. Nas compras on-line, a Editora Fiocruz entrega para todo o Brasil com frete grátis na modalide PAC/Correios. 

▶️ Acesse o canal da Editora Fiocruz no YouTube  

Sobre as autoras 
Coautora de Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, livro lançado em 2019, Ana Lúcia Pontes, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), abre a série especial falando sobre saúde da mulher indígena. Integrante da coleção Fazer Saúde, a obra está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros (baixe aqui).   

Rosa Carneiro, professora da Universidade de Brasília (UnB) e autora de Cenas de Parto e Políticas do Corpo, falará sobre a saúde das mulheres na pandemia, abordando questões como maternidade, direitos reprodutivos e saúde mental. Pertencente à coleção Criança, Mulher e Saúde, o título foi lançado em 2015 e está em acesso comercial na rede SciELO Livros (acesse aqui).  

Autora de Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos da rede de atenção do SUS, a psicóloga Adriana Reis abordará a saúde da mulher em ambientes de trabalho. Doutoranda em Estudos de Linguagens no Cefet-MG, a autora é profissional do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. Lançado pela Editora Ficoruz no final de 2020, o livro foi publicado simultaneamente em formatos impresso e digital.  

Professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Paula Vosne Martins é autora de Visões do Feminino: a medicina da mulher nos séculos XIX e XX e dará depoimento sobre a história da saúde das mulheres pelo olhar da medicina. Publicada em 2004, a obra da coleção História e Saúde está em acesso livre na rede SciELO (faça o download aqui). 

Ações da Fiocruz no mês das mulheres
A Fiocruz e suas unidades também promovem atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, o evento Mulheres na Pandemia: resistências, vivências, adversidades e proposições, promovido pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, contou com a participação da presidente Nísia Trindade Lima. Veja como foi aqui.  

No dia seguinte (9/3), o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz realiza, das 10h às 12h30, mais uma edição do projeto Trajetórias Negras na Fiocruz. Para marcar o Dia da Mulher, o encontro conta com a participação de servidoras que falarão sobre suas experiências na instituição. Clique aqui para acessar.  

Outras ações institucionais relacionadas ao mês da mulher podem ser conferidas no portal da Fiocruz.  

 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Back to the topBack