Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

11/07/2019

EAD: inscrições abertas para curso de ‘Introdução à Divulgação Científica’


Por: Valentina Leite e Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Quem faz ciência tem o compromisso de comunicar suas ações e resultados para toda a sociedade, principalmente se pensarmos no trabalho de organizações públicas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida pela sua atuação na área, acaba de abrir as inscrições para o curso online Introdução à Divulgação Científica. A oferta é em formato MOOC e aberta a todos os públicos. 

Oferecido através do Campus Virtual Fiocruz, com carga horária de 30h/aula, o curso é livre, autoinstrucional, na modalidade de educação à distância (EAD) e no formato MOOC. Isso significa que qualquer pessoa interessada pode se inscrever e participar das aulas. É possível seguir seu próprio ritmo e acessar os materiais nos lugares e horários mais convenientes.

Introdução a divulgação científica

Divulgar ciência, questão de sobrevivência

Mas por que a sociedade deve estar engajada nas discussões sobre ciência? É o que explica Luisa Massarani, divulgadora científica e pesquisadora responsável pelo curso. “Cientistas e instituições são financiados, em grande parte, por recursos públicos. Então, é necessário dar retorno sobre estes investimentos e resultados. Diz respeito à responsabilidade social", afirma. Ela também comenta o contexto atual que afeta a área. "São tempos de fake news, em que se propagam mensagens de descrença nas evidências e no pensamento científico, além de enfrentarmos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa em vários países. Com isso, a ciência se depara com o desafio de dar maior visibilidade ao público geral e aos tomadores de decisão e financiadores, mostrando a sua importância para o desenvolvimento econômico e social. É uma questão de sobrevivência”.

Para isso, o curso apresenta conceitos e também oferece ferramentas e orientações práticas sobre como realizar a divulgação científica. Ao final, os participantes serão capazes de:

- compreender o percurso histórico da divulgação científica no Brasil e no mundo;
- reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade;
- utilizar ferramentas para realizar ações de divulgação científica.

Para ampliar os conhecimentos, os participantes têm acesso a materiais complementares em diferentes formatos. 

O curso Introdução à Divulgação Científica é uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT), com apoio do Campus Virtual Fiocruz. 

MOOC

O curso está disponível em formato MOOC. A sigla vem do inglês Massive Open Online Course, que significa curso online aberto e massivo. É um curso à distância, aberto a todos, e autoinstrucional – ou seja, que não precisa do acompanhamento de um professor, sendo o próprio aluno quem determina como se dedicará ao curso. A aprovação depende do cumprimento das atividades propostas e horas de num determinado prazo.

Geralmente, os MOOC são constituídos de palestras ou aulas gravadas em vídeo e transmitidas pela internet, através de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da web 2.0 e de redes sociais. Os cursos também podem incluir outros formatos multimídia, como: jogos, quiz, áudios, infográficos sobre conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

No Brasil, um país de grandes dimensões, a educação à distância (EAD) tem sido bastante difundida, já que as tecnologias digitais facilitam e ampliam o acesso ao ensino de qualidade, ao mesmo tempo que reduzem os custos do aprendizado. Muitas universidades, empresas e outras organizações públicas e privadas têm se utilizado destas soluções para compartilhar conhecimentos de uma forma mais simples e aberta. 

Voltar ao topoVoltar