Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Doenças transmitidas por aves são tema de workshop


14/09/2018

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza a primeira edição do Workshop em Biodiversidade e Saúde: principais zoonoses em aves silvestres e sinantrópicas. O evento acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro, das 9h às 17h, no auditório Maria Deane, do Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos). Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e meio ambiente podem se inscrever online até o dia 04/10. Serão disponibilizadas 120 vagas. Serão abordados conceitos e práticas relacionados às principais zoonoses transmitidas por aves silvestres e domésticas, como influenza aviária, criptococose (doença dos pombos), salmonelose e febre do Nilo Ocidental.

Os encontros serão ministrados por pesquisadores da Fiocruz e de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A programação inclui métodos de captura e manejo, noções de biossegurança, coleta de amostras e planejamento de projetos de forma multidisciplinar. Também serão discutidos temas relacionados ao papel das aves como sentinelas de agravos, interações entre saúde animal, humana e do ecossistema, vigilância de zoonoses e medicina da conservação, tendo como base o conceito de saúde única.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do IOC, em parceria com o Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses e o Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto e a Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Presidência da Fiocruz.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar