Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Doença de Chagas é tema de simpósio


21/11/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A informação é uma peça-chave para a prevenção e o tratamento adequado da doença de Chagas. O agravo causado pelo protozoário Trypanosoma cruzi afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Para falar sobre o tema, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, no dia 03/12, o 1º Simpósio de Promoção à Saúde: Chega de Chagas!. A iniciativa do Laboratório de Inovações em Terapia, Ensino e Bioprodutos do IOC tem o objetivo de divulgar atividades de promoção da saúde e divulgação científica que têm sido desenvolvidas acerca do agravo. A atividade, promovida em parceria com a Câmara Técnica de Promoção à Saúde do IOC, acontece no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos). As inscrições podem ser feitas pelo Campus Virtual Fiocruz até o dia 30/11. A participação é gratuita.

Temas de importância em saúde pública serão abordados por especialistas que atuam em diversas áreas do conhecimento sobre a doença de Chagas. Entre os palestrantes estão os pesquisadores Tania Araújo Jorge, Antonio Henrique Moraes e Marcos Andre Vannier dos Santos, do Laboratório de Inovações em Terapia, Ensino e Bioprodutos, e Jacenir dos Santos Mallet, do Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Díptera e Hemíptera. Também participam do encontro os pesquisadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Alejandro Hasslocher e Roberto Saraiva.

O evento também irá apresentar atividades lúdicas e artesanatos produzidos pelo Projeto Ciência na Estrada: educação e cidadania, iniciativa do IOC. Os recursos arrecadados com a venda dos artesanatos serão doados para a Associação Rio Chagas.

Leia também: Pacientes buscam visibilidade e direitos

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar