Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário ‘Saúde! Velho Chico’ será exibido neste sábado (11/7)

Duas pessoas em uma canoa no rio São Francisco

10/07/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Tudo pelo São Franciso, principalmente saúde! O canal Futura exibe neste sábado, às 21h, o documentário Saúde! Velho Chico, média-metragem que retrata a situação de saúde das pessoas que vivem às margens do rio São Francisco. O documentário tem como ponto de partida as fotografias e registros de uma expedição realizada em 1912 pelos cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado, quando realizaram uma investigação sobre as condições de vida na região. Mais de um século depois, pesquisadores da Fiocruz retornam à região buscando retratar a situação social e ambiental da bacia do São Francisco e o que mudou nesse período para a vida das populações locais.

Com roteiro e direção de Stella Oswaldo Cruz Penido e Eduardo Vilela Thielen, o documentário foi realizado em parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

Por que assisitir? A diretora responde, “O São Francisco merece. As populações tradicionais infelizmente não são beneficiadas por grandes projetos como a transposição do Rio São Francisco. Foi o que o filme registrou com a construção da barragem de Sobradinho e outros mega projetos de irrigação como o Jaiba e o Baixio do Irecê”. 

Exibições 

11/07/2020, sábado 21h
13/07/2020, segunda 03h
15/07/2020, quarta às 02h 

Assista o trailler abaixo:

Voltar ao topoVoltar