Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário 'Paracoco: uma endemia brasileira' será exibido na Escola de Saúde Pública nesta quinta (21)


19/11/2013

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) exibe, nesta quinta-feira (21/11), o documentário Paracoco: uma endemia brasileira. O filme aborda os aspectos sociais e epidemiológicos da enfermidade. O evento, aberto ao público, também contará com uma roda de conversas.

Na ocasião, o diretor da Escola, Hermano Castro, falará sobre pneumopatias e poluição do ar – diferencial de tuberculose e micoses sistêmicas. Já o pesquisador Bodo Wanke, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), abordará a  paracoccidioidomicose – clínica, diagnóstico e tratamento. Outro estudioso na área, Ziadir Coutinho (Ensp) vai tratar da paracoccidioidomicose e sua relação com a morbomortalidade no Brasil. 

A atividade será coordenada pelo diretor do filme Eduardo Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Após as três palestras, o documentário será exibido.

A produção tem como objetivo tornar mais conhecida a paracoccidioidomicose, doença endêmica e negligenciada na América Latina, mais frequente nas populações rurais, que pode causar a morte se não detectada precocemente. Em muitos casos, é confundida com tuberculose, pois pode apresentar tosse persistente como único sintoma aparente.

O trailer do filme está on-line.

Serviço

Exibição de Paracoco: uma endemia brasileira
Data: 21/11
Horário: 14h
Local: Sala M do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp)
Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Voltar ao topoVoltar