Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário com pesquisadora da Fiocruz integra 3ª Mostra Cinema e Ditadura


07/03/2022

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

“Uma história de Ilma e Romulo Noronha”, assim começa o documentário Um Punhado de Bravos de Sergio Ross, que relata os anos de militância do casal durante a ditadura militar no Brasil (1964 a 1985), que será exibido na próxima sexta-feira (11/3), a partir das 18h, pelo YouTube.  A exibição será seguida de debate com Romulo Noronha. 

Com depoimentos de Ilma Noronha e seu esposo, Romulo, o documentário traz a história do casal de militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) e presos políticos durante a ditadura militar. Formada em Biblioteconomia, Ilma Noronha teve atuação marcante nas áreas de informação da Fiocruz, sendo diretora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) por oito anos, em dois mandatos consecutivos, de 2000 a 2008.

Em 2018, Ilma recebeu a a 30ª Medalha Chico Mendes de Resistência, ao lado de seu marido, concedida pelo Grupo Tortura Nunca Mais. A honraria homenageia "pessoas, movimentos sociais e entidades que se destacam nas lutas de resistência popular contra a repressão e todas as formas de violência institucionalizada, na defesa dos Direitos Humanos e dos povos."

O documentário integra 3ª Mostra Cinema e Ditadura, realizada pelo Laboratório de Agenciamentos Cotidianos e Experiências (Lace), da Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem por objetivo promover debates e reflexões sobre os mais variados temas relacionados historicamente à ditadura militar brasileira, tendo “como público-alvo estudantes de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, em parceria com discentes da UFF e pesquisadores do tema”.

A Mostra conta com o apoio do Grupo Tortura Nunca Mais (RJ); da Faperj; da Red IberoAmericana de Cine y Derecho; da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, ambos da UFF.

Para assistir à exibição, acesse o canal do YouTube do Lace/UFF.

Mais na web

Voltar ao topoVoltar