Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desafio do resgate e salvamento das pessoas vulneráveis é tema do programa Ecoar


25/04/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:


A importância de se pensar em estratégias de resgate e salvamento para as pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial, as pessoas com deficiência (PCD), será a pauta do próximo Ecoar – Diálogos de Cidadania, produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). O tema será amplamente discutido no episódio nº 14, que vai ao ar em 26 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube. 

O projeto cultural-informativo conta com autodescrição, feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo).  

A relevância do tema Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis se confirma por números expressivos: de janeiro de 2013 a fevereiro de 2023 foram 59.311 decretações de situação de emergência e calamidade pública em todo o País, segundo o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado em março deste ano. Essa análise revelou ainda que, nos últimos dez anos, 3,4 milhões de pessoas foram desalojadas, 808 mil ficaram desabrigadas e 1.997 faleceram; e que 2022 foi o ano em que se registrou o maior número de mortes, correspondendo a mais de 26% do total.

Participam deste importante debate Thiago Viana, geógrafo, professor na rede municipal de ensino de São Paulo e atleta de tênis paralímpico; Rodrigo Machado, arquiteto e urbanista, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); e Nenem Peixoto, fundador do Comando da Paz do Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden/Petrópolis). A apresentação é de Tuca Munhoz, comunicador, ativista pelos direitos humanos e homem com deficiência.

Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.

Serviço

14º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania

Tema: Situações de Emergência: o desafio do resgate e salvamento das pessoas mais vulneráveis
Data: 26 de abril (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube
Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhado s pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com

Voltar ao topoVoltar