Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Debate sobre gênero e psicocirurgia abre Encontro às Quintas de 2022


05/04/2022

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Vencedora do 7º Prêmio de Teses da Anpuh (Associação Nacional de História) em 2021, a pós-doutoranda do PPGHCS Eliza Toledo abrirá a programação de 2022 do Encontro às Quintas com o debate Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia. O evento online será realizado em 7 de abril, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz.

Em sua apresentação, Eliza Toledo discutirá alguns resultados de sua pesquisa de doutorado A circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery, São Paulo: uma questão de gênero (1936-1956), que teve a orientação das professoras Cristiana Facchinetti e Ilana Löwy.

“Na minha pesquisa eu exploro aspectos epistemológicos e sócio históricos da aplicação da terapêutica no maior hospital psiquiátrico da América Latina naquele período, com especial atenção aos elementos de gênero, classe e raça que coordenaram seu uso em uma instituição reconhecida mundialmente por sua vanguarda e investimento na utilização da terapêutica”, explica.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Após a transmissão ao vivo no Facebook, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube.

Encontro às Quintas
Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia
Convidado: Eliza Toledo (pós-doutoranda do PPGHCS)
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 07/04/2022
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo Facebook da COC
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar