13/11/2017
Fonte: Canal Saúde
A crise financeira que atinge o país tem feito com que milhões de brasileiros deixassem de poder pagar por planos de saúde e tenham passado a usar o Sistema Único de Saúde (SUS) integralmente. Nos últimos dois anos, mais de dois milhões e meio de pessoas perderam seus convênios médicos por causa do aumento de preços, do endividamento das famílias e da alta do desemprego.
Com a classe média cada vez mais se voltando unicamente para o SUS, historicamente subfinanciado, aumenta ainda mais o desafio dos gestores da saúde para dar conta dessa demanda crescente. Com a proposta de mudanças na lei dos planos de saúde que tramita na Câmara dos Deputados, que segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), dá mais garantias para as operadoras e aumenta a burocracia para os usuários dos planos, as perspectivas não são das mais otimistas.
Diante desse quadro, o Sala de Convidados discute se e como o Sistema Único de Saúde consegue atender a essa demanda na edição intitulada Crise: menos planos, mais SUS?. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta terça-feira (14), às 11h, no Canal Saúde.
Os convidados são a diretora-executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Isabela Santos; e a pesquisadora em Saúde do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete.
Mais em outros sítios da Fiocruz