Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coordenação de Promoção da Saúde em parceria com o Coletivo de Educação Popular e Libertária realiza formação em Educação Popular de Base Comunitária na Favela Vila Parque da Cidade


05/10/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Uma vez por ano e de forma totalmente gratuita, o Coletivo de Educação Popular e Libertária – CEPL realiza uma formação em Educação Popular em sua sede, localizada na Favela Vila Parque da Cidade. O curso, que está em sua 5ª edição, já formou até o momento cerca de 200 pessoas.

Nem a pandemia de Covid-19 foi capaz de tirar a formação do caminho; em 2020, por conta do distanciamento social, os encontros foram realizados de forma remota, o que facilitou contar com inúmeras pessoas e coletivos de outras regiões do país e da América Latina.

Na edição de 2023, com o nome de Padê de Abya Yala Narrativas e Práticas em Educação Popular, a formação acontece em parceria com a Coordenação de Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e o mandato da Deputada Estadual Marina do MST.

Aberto ao público em geral e sem perfil de escolaridade definido, o Padê de Abya Yala recebeu mais de 150 inscrições para suas 20 vagas. São 30 horas de atividades, que acontecem presencialmente aos sábados, das 9h às 12h, com previsão de encerramento em dezembro de 2023.

No programa, estão temas como: conteúdo programático aborda temáticas como: bases históricas e ações em Educação Popular na América Latina, diversidade, práticas antirracistas, tecnologias sociais, educação popular em saúde, meio ambiente e territórios sustentáveis.

O CEPL atua há quase duas décadas em espaços formais, não-formais e informais de educação, dentro e fora da favela Vila Parque da Cidade, Gávea/RJ, por meio da perspectiva da Educação Popular e Libertária. Desde a pandemia de Covid-9 o coletivo conseguiu, por meio de doações, construir a Cozinha Solidária na Laje do CEPL, espaço onde elabora e distribui alimentos a pessoas em situação de rua.

Em 2024, a Coordenação de Promoção da Saúde e o CEPL estão negociando um projeto intersetorial e integrado de Promoção da Saúde no território.

Voltar ao topoVoltar