Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cooperação Sul-Sul é tema de seminário do Cris/Fiocruz


10/07/2023

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde discutem, nesta quarta-feira (12/7), a Cooperação Sul-Sul em desenvolvimento em saúde. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o webinário será transmitido das 10h às 12h30 pelo YouTube, em português, inglês e espanhol.

Para tratar das Perspectivas globais para a cooperação Sul-Sul, o Cris/Fiocruz convidou Dima al-Khatib, diretora do Escritório da ONU para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), que assumiu o cargo em março. Oficial de Assuntos Políticos da Secretaria da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e ponto focal para a Conferência Regional sobre Cooperação Sul-Sul da região, Enrique Oviedo irá falar sobre os avanços e desafios na região. Já Carlos Correa, diretor executivo da organização South Center, analisará os ecossistemas nacionais para a cooperação e experiências recentes em saúde.

Dois diplomatas participarão. A embaixadora Luiza Lopes da Silva traz sua experiência como diretora adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para falar sobre a cooperação em saúde e desenvolvimento do Brasil. O embaixador João Genésio de Almeida Filho, representante adjunto da missão permanente do Brasil na ONU e que teve o nome aprovado recentemente para chefiar a Embaixada em Botsuana, tratará da cooperação Sul-Sul no contexto internacional. A introdução e mediação será de Regina Ungerer, pesquisadora responsável pelo tema da cooperação Sul-Sul nos Cadernos Cris/Fiocruz: Informes sobre Saúde Global e Diplomacia da Saúde.

“A cooperação Sul-Sul se torna ainda mais importante neste momento em que temos o mundo mais multipolar do que nunca. O chamado Sul Global busca se afirmar nessa disputa entre Estados Unidos e China pela hegemonia global, com os alinhamentos da Europa com os EUA, e da Rússia com a China”, explica Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz. “O Sul Global, que significa a reunião dos demais países das Américas, da África, do Oriente Médio e Extremo Oriente, procura afirmar o seu posicionamento não alinhado com declarações e posturas na ONU, em fóruns internacionais... Nesse sentido a cooperação entre esses países adquire importância extrema.”

O seminário Cooperação Sul-Sul em desenvolvimento em saúde ocorre nesta quarta-feira (12/7) das 10h às 12h30, com transmissões em português, inglês e espanhol.

Em português:

 

Em inglês:

 

Em espanhol:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar