Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira a programação do Canal Saúde


26/11/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (26), às 9h30
Oficina de Comunicação - Conass: o Canal Saúde esteve na 1ª Oficina de Comunicação em Saúde promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Vitória (ES), no dia 6 de novembro, com o objetivo de sensibilizar o primeiro escalão da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo a respeito da importância da comunicação. A emissora participou do evento com sua coordenadora geral, Márcia Corrêa e Castro, e também mandou a equipe do Bate Papo na Saúde para lá. No próximo programa você confere um balanço da experiência em uma conversa com a consultora do Conass, Ana Luiza Wenke, e com a assessora da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), Isabel Pimentel.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (26), às 10h30          
Física Quântica: para a maioria das pessoas, quando se fala em física quântica o que vem à mente é que algo muito complicado e difícil de entender. Mas será este ramo teórico da física dedicado ao estudo de fenômenos que acontecem com partículas atômicas ou subatômicas é assim tão inalcançável? Ou será que com uma boa pincelada, feita por quem entende do assunto, a gente consegue trazer essa teoria mais para perto, para despertar o interesse das pessoas? É o que o Unidiversidade vai responder na próxima semana.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (26), às 11h
Hipnoterapia: em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o Ligado em Saúde vai falar sobre a hipnoterapia, um tipo de terapia que usa a hipnose como ferramenta. O programa vai desmistificar os mitos e medos a respeito da prática e explicar como a hipnoterapia pode ajudar em processos terapêuticos. Para conhecer melhor o tema, o programa recebe o psicanalista e hipnólogo Rafael Haddad.  
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (26), às 13h30
O Em Pauta na Saúde vai destacar o novo edital para o Programa Mais Médicos, lançado pelo Ministério da Saúde, que está oferecendo mais de oito mil vagas; o estudo inédito que avaliou a saúde dos idosos brasileiros e revelou que 75% utilizam exclusivamente os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS); e a nova plataforma lançada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) que discute o impacto das novas tecnologias na prática médica.  
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h. 

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (26), às 22h30
Lambari: passados dois anos do crime ambiental do derramamento de lama tóxica em Minas Gerais, vinte afluentes do Rio Doce seguem recebendo componentes nocivos em seus leitos, de acordo com o Ibama. Barra Longa foi um dos municípios mineiros mais afetados pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues, operada pela Samarco Mineradora, controlada pela Vale S.A e pela BH Billiton. Ali, João de Freitas agora pesca em vão em águas barrentas. A lama levou peixes e deixou vazios afetivos na vida. Lambaris e piaos foram embora, ficou a melancolia.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (27), às 9h
O Encontro de Malcolm X e Martin Luther King Jr.: no último Ciência & Letras do mês da Consciência Negra, o programa vai falar sobre a peça O Encontro de Malcolm X e Martin Luther King Jr., que propôs um debate sobre as estratégias para o fim da discriminação racial baseadas nos pensamentos dos dois ícones do movimento negro norte-americano que atuaram na luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960. Para aprofundar o assunto, o apresentador Renato Farias entrevista os atores Izak Dahora e Rodrigo França, que encarnam respectivamente os papéis de Malcolm X e Martin Luther King Jr. na montagem.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (27), às 10h
Fumar: um vício extremamente prejudicial à saúde e um hábito que pode prejudicar não apenas quem o tem, mas também quem está perto. No entanto, mesmo com todas as campanhas, fumar ainda é muito comum na nossa sociedade e a convivência entre fumantes e não fumantes requer algumas regras. Especialmente se for em família. E isso vale para o bom convívio, para que não se prejudique o outro ou até para a ajudar quem quer parar. Por isso, o próximo Em Família se debruça sobre o tema.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (27), ao vivo, às 11h
40 anos de Alma-Ata: o Sala de Convidados vai falar sobre os 40 anos da Conferência de Alma-Ata, que em 1978 inovou ao associar uma abordagem baseada no direito à saúde a uma estratégia viável para a realização desse direito e semeou as bases para a 8ª Conferência Nacional de Saúde e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada na cidade de Alma-Ata, no Cazaquistão, foi celebrada e teve um balanço feito na Conferência de Astana, realizada este ano no mesmo país. O programa vai avaliar os avanços e desafios do direito à saúde nas quatro décadas que se passaram desde a realização da conferência. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar