Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Conexão Fiocruz Brasília debate Covid-19 e crianças em casa


15/04/2020

Nayane Taniguchi (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

A pandemia do novo coronavírus alterou, de maneira significativa, a vida dos brasileiros. Suspensão de aulas nas escolas, fechamento do comércio, interdição de parques e espaços de lazer e adoção do trabalho em casa são algumas das medidas importantes para garantir o distanciamento social e evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde. Com a rotina alterada sem planejamento, a casa se transformou em local de estudo, trabalho, lazer, descanso e cuidado. Mas, como lidar com crianças em casa, que podem não compreender tantas mudanças em tão pouco tempo?

O novo coronavírus nas ruas e as crianças em casa: o que fazer? é o tema do Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira (16/4), às 15h, que vai contar com especialistas para auxiliar pais e cuidadores neste período. Entre os convidados, também estão pais que compartilharão a experiência vivida e como lidam com as questões associadas aos seus filhos.

Mães, pais e cuidadores poderão encaminhar, em tempo real, questões a serem respondidas pelas convidadas, a pedagoga e doutora em Educação, diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Andréia Martinez e a psicóloga Raíssa Volker.

Também participarão do programa, compartilhando as experiências ao longo das últimas semanas, o pai do Joaquim (7) e do Antônio (1) e educador parental Marlon Camacho, a mãe da Ana Maria (8) e Maria Helena (5), divulgadora científica e mestre em Ensino em Biociências e Saúde Catarina Chagas, e a mãe da Maria Elis (7), Olívia (4), Joaquim (2) e Míriam (7 meses) Talita Cruz, jornalista, especialista em Comunicação Pública e assessora de Comunicação e Promoção Institucional.

Conexão Fiocruz Brasília é uma atividade interativa, transmitida pelo YouTube da Fiocruz Brasília, que aproxima a população de especialistas e pesquisadores, por meio de perguntas enviadas  pelas mídias sociais da instituição: no YouTubeFacebook e Instagram (@fiocruzbrasilia).

Em Brasília, as escolas tiveram as aulas suspensas desde o dia 11 de março, por meio do decreto nº 40.509 do Governo do Distrito Federal. Já são mais de 30 dias sem atividades escolares. Com isso, algumas escolas adotaram o sistema de educação à distância, com vídeo-aulas, tarefas e exercícios para serem feitos em casa, sob a supervisão dos pais.

Conexão Fiocruz Brasília

As três primeiras edições do Conexão Fiocruz Brasília já somam quase 40  mil visualizações no canal do YouTube da instituição, e abordaram temas como populações vulneráveis, saúde mental e as certezas e incertezas do novo coronavírus. Centenas de perguntas foram enviadas durante as transmissões, cujas respostas foram respondidas pelos pesquisadores participantes ou disponibilizadas na página especial da Fiocruz Brasília com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus e em formato podcast, nas plataformas de streaming.

No canal do YouTube, a Fiocruz Brasília produziu uma playlist específica sobre o novo coronavírus, com  27 produtos, entre vídeos e áudios. Pelo Instagram e Facebook, a instituição divulga, diariamente, informações e dicas atualizadas para os seguidores. Em pouco menos um mês, já são mais de 1,9 mil seguidores do @fiocruzbrasilia. Já no site da instituição, além de espaço específico para dúvidas da população, também estão disponíveis materiais de comunicação sobre o novo coronavírus, orientações sobre a não disseminação de fake news e peças para compartilhamento nas mídias sociais. A ampliação dos canais de comunicação da Fiocruz Brasília reforçam a importância da informação de qualidade, e a atuação conjunta com a população para conter a doença no país.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar