Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde ampliará produção


22/10/2019

Por: Rodrigo Costa Pereira (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) foi criado em 1976 para fortalecer a produção de vacinas e atender priorita-riamente às demandas de saúde pública, especialmente do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS). Posteriormente, outras linhas de produtos foram incluídas no portfólio, como os biofármacos e kits para diagnóstico, aumentando o protagonismo da unidade nos programas de saúde do Estado.

Com o aumento da população, inclusão de novos produtos na carteira, surgimento de novas tecnologias na indústria farmacêutica e aumento na demanda pelo MS, Bio-Manguinhos investe continuamente na sua cadeia de inovação, desenvolvimento tecnológico e na produção de imunobiológicos. E justamente para aumentar a capacidade produtiva, e também o acesso da população a medicamentos de alta qualidade, o Instituto vem ampliando sua infraestrutura. O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), que está sendo construído num terreno de 580 mil m2 no Distrito Industrial de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro, é a maior prova disso. Com custo total estimado em R$ 3,4 bilhões, é hoje o projeto do Ministério da Saúde de maior porte financeiro.

O empreendimento possibilitará quadruplicar a capacidade de processamento final de vacinas e biofármacos. Isso significa ampliar significativamente o fornecimento de produtos vitais e de alta qualidade ao sistema público de saúde, garantindo a manutenção dos programas do governo federal. Além de abastecer o mercado interno, será possível suprir as necessidades de órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Unicef. Atualmente, apenas a produção excedente é exportada, devido à priorização do mercado nacional e pela limitação produtiva das instalações atuais, no campus de Manguinhos da Fiocruz. Com a nova planta, as exportações poderão ser ampliadas, contribuindo para diminuir o déficit na balança comercial de vacinas do país. 

“As vantagens desse projeto vão muito além em termos de benefícios para o país. O Brasil poderá ser mais competitivo no setor de biotecnologia, aproveitando a moderna infraes¬trutura que teremos à disposição, a partir da inauguração do Complexo. Parcerias para o desenvolvimento tecnológico também poderão ser alavancadas, permitindo absorver novas tecnologias. Além disso, o projeto do empreendimento é flexível e prevê expansões futuras”, explica o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

O empreendimento pretende ser o maior centro de processamento de produtos biotecnológicos da América Latina, com 334 mil m2 de área construída. Para isso, além de toda a tecnologia de ponta empregada, serão erguidos prédios de armazenamento de produto acabado, de rotulagem e embalagem, de garantia e controle da qualidade, de administração, central de utilidades e unidades de apoio. “Com essas novas instalações e equipamentos, teremos maior segurança operacional e menor custo de produção”, explica o gerente do projeto, Artur Roberto Couto. “Teremos condições também de aumentar a competitividade do Brasil no setor de biotecnologia, e com isso o governo reduzir a importação”, avalia o gerente. 


Terreno está recebendo os blocos e cintas das primeiras edificações (Foto: Bio-Manguinhos)

Atualmente, o terreno está recebendo os blocos e cintas das primeiras edificações. Esta será a última etapa com aporte financeiro do governo. Isso porque haverá uma licitação pública para investidores, o que viabilizará o término das obras. “O projeto tem viabilidade econômica, sustentada pela sua própria estrutura de negócios. Iremos adotar a modalidade built to suit para financiar a construção. Por esse modelo, o financiamento poderá ser privado (ou misto), pago na forma de aluguel durante um determinado tempo”, explica Couto.

A previsão é que as operações comecem em 2023. A partir de então, uma nova parte da história de Bio-Manguinhos será escrita, o que significará maior quantidade fornecida de produtos; fornecimento de outros novos, possibilidade de exportação (ou aumento dessa quantidade); e incorporação de novas tecnologias tecnologia em suas diferentes fases. O Cibs vai muito além da construção de um empreendimento moderno. É a materialização do futuro. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar