Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comitiva de reis iorubás visita Fiocruz para retomar parceria

Comitiva Ioruba e integrantes da Fiocruz

26/11/2021

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Em 2018, o rei dos povos iorubá, Ooni de Ifé, Oba Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwus, visitou a Fiocruz e lançou a ideia de uma parceria no campo da medicina tradicional e de práticas integrativas da saúde. Com a pandemia de Covid-19, as conversas ficaram estacionadas, mas foram retomadas nesta quarta-feira (24/11) com a visita de uma comitiva do Palácio de Ifé à Fundação. 

A delegação liderada pelos reis Ajero de Ijero (do estado de Ekiti) e Apomu de Alapomu (do estado de Osun), junto com a Casa Herança de Oduduwa, que representa o Palácio de Ifé no Brasil, demonstrou interesse em levar essa cooperação adiante. Embora a Nigéria seja uma República presidencialista, o rei de Ifé é o principal líder espiritual. Ele é considerado o herdeiro do trono de Oduduwa que, segundo a mitologia iorubá, é o criador do mundo, e os demais reinos no país são a ele ligados.  

“Nossos países enfrentam desafios semelhantes. A Nigéria é considerada um mercado emergente pelo Banco Mundial. Mas enfrentamos muitos desafios para melhorar as condições de vida de nossa população. Nesse sentido, a cooperação com a Fiocruz será de grande ajuda", diz um trecho da carta do Ooni de Ifé lida pelo rei Ajero. 

Na mensagem, o líder espiritual propõe uma parceria para a formação de agentes comunitários e treinamento de profissionais de saúde, além de pesquisa sobre os medicamentos à base de ervas e raízes. A carta sugere que a Fundação ajude a validar, por meio de protocolos, o uso dessa medicina tradicional, utilizada há séculos na região. 

Representante da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Patricia Canto Ribeiro destacou que os dois lados têm muito a aprender um com outro. E citou iniciativas de curto prazo que poderiam ser estabelecidas, como a implantação de um banco de leite humano na Nigéria. Outras ainda poderiam ser desenvolvidas no campo da educação e na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. 

Valber Frutuoso, assessor do Gabinete da Presidência para Relações Institucionais, que participou do evento junto com Augusto Paulo Silva, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), disse que a Fundação trabalhará para dar prosseguimento às propostas apresentadas. 

A recepção no Auditório do Centro Administrativo Vinícius da Fonseca, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), foi seguida por uma palestra do médico e sacerdote Atinuke Fagoroye, conhecido como Dr. White, sobre o uso de plantas no tratamento de doenças, como diabetes e hipertensão. A palestra, em iorubá, teve tradução simultânea para português e foi transmitida pela Casa Herança Oduduwa por meio do YouTube, sendo assistida no Brasil e na Nigéria. O palestrante foi acompanhado ainda por outro sacerdote, o babalawo Adekunle Olokooba.  

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar