18/03/2022
Fonte: Icict/Fiocruz
O mundo das tecnologias digitais, muitas vezes, incorpora padrões que existem no mundo offline. O que acontece quando alguns desses padrões incorporados reproduzem práticas discriminatórias ou que aprofundam desigualdades sociais?
Esse é um dos questionamentos que será levantado durante o seminário Algoritmos e Racismo: Por práticas inclusivas, do Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A atividade é proposta pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz com o objetivo de refletir sobre práticas mais inclusivas na comunicação e informação, discutindo a discriminação evidente a partir das tecnologias e seus impactos para a sociedade, na busca pelo enfrentamento ao racismo e pelo reconhecimento e valorização da diversidade.
A palestrante convidada será Nina da Hora, cientista da computação em construção pela PUC-Rio. De Duque de Caxias, ela tem experiência como pesquisadora, desenvolvedora, professora e consultora em comitês intersetoriais de tecnologias. Alguns destaques de sua carreira são a participação no Programa Apple Developer Academy, formação de desenvolvedores oferecida pela Apple para estudantes, 2018 Scholarship Apple WorldWide Developers Conference, Research Scholarship Youth Program Internet - CGI 2020. Também é criadora do Ogunhê Podcast, colunista do MITTechReviewBrasil e GizModo, membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok, membro do Conselho de Transparência do TSE e Pesquisadora CyberBrics do CTS/FGV.
A sessão terá participação da jornalista do Icict/Fiocruz Marina Maria, que é mestre em Comunicação, Informação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com graduação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). De Duque de Caxias, é tecnologista em saúde pública na Fiocruz desde 2015 e, atualmente, é jornalista na seção de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CTIC/Icicit/Fiocruz). Coordena o Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict e integra a coordenação colegiada do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. Atua com ênfase em pesquisa e no debate sobre acessibilidade e inclusão na comunicação, assim como sobre equidade de gênero e raça. A partir dessas vivências, tem como área de interesse colaborar para o desenvolvimento de práticas comunicacionais mais inclusivas e acessíveis para a disseminação democrática de informação, reconhecendo o direito à comunicação e informação como direitos humanos.
21 Dias de Ativismo contra o Racismo 2022
Este encontro faz parte da sexta edição da campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo de 2022, sendo mais um ano em que o Icict participa desse movimento que, entre 5 e 25 de março, reúne uma série de ações autogestionadas voltadas para fortalecer ações antirracistas e contra todas as formas de opressão.
O seminário será realizado com transmissão online, no canal da VideoSaúde, na sexta-feira, 18/3, às 14h. Atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrições.
Mais em outros sítios da Fiocruz