Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de Estudos do Icict aprofunda debate sobre usos da inteligência artificial na saúde e na ciência


19/07/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Dando continuidade aos debates sobre os usos da inteligência artificial (IA) em na saúde e na ciência e suas aplicações, possibilidades e questões éticas, o Centro de Estudos do Icict convida para mais uma sessão, na próxima sexta-feira, 21/7, às 14h, com transmissão ao vivo.

Desta vez, os debatedores trazem um questionamento mais amplo sobre essas tecnologias e seus usos. Com o título ‘Sistemas copilotos e assessoria ao pensamento híbrido: o papel das inteligências artificiais no nosso futuro’, a sessão conta com a participação de Giovanni Nóbrega, engenheiro de software da empresa Livvie. Também participa do seminário Gustavo Barbosa, pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts/Icict).

Ementa
 
Sistemas decisórios automatizados em nossa sociedade, há algum tempo, têm sido realizados por inteligências artificiais, mesmo quando não temos consciência desse fenômeno. Saímos da era “google” para a era do Watson e da GPT, sistemas da chamada computação cognitiva, capazes de compor as sugestões do google em regimes lógicos e correlacionados. Sistemas copilot e compiladores generalistas estão vindos com a força espantosa em aplicações práticas. Planilhas, apresentações, sistemas de indicadores, agora podem ser feitos sem habilidade específica nenhuma. Ou seja, a sua única habilidade necessária será a narrativa algorítmica, ensinar detalhadamente a sistemas ávidos para aprender, para que a máquina faça isso no futuro sem você.  

Nesse seminário, os dois pesquisadores refletem sobre o papel dessas inteligências, possibilidades e limitações apresentando diversos cenários e formas tecnológicas que prestam assessorias ao pensamento Humano sem medo que a IA nos substituam.

Sobre os debatedores:

Giovanni Nóbrega
Livvie

Doutor em Engenharia da Computação, Engenheiro de Software com mais de 8 anos de experiência em projetos de inteligência artificial e ciência de dados e mais de 14 anos desenvolvendo e trabalhando com tecnologias de software. Super nerd que adora Vim, Linux, Machine Learning e Matemática e gosta de estudar novas tecnologias, principalmente linguagens de programação. Interessado em desenvolver um método melhor de resolução de problemas para tarefas desafiadoras e aprender novas tecnologias e ferramentas, dentre vários projetos que integrou destaca-se a Pesquisa Aplicada à Implementação de Processos Educacionais em Sistemas Integrados de Informação e Comunicação em Saúde.

Gustavo Barbosa
Licts/Icict/Fiocruz

Analista de dados, estudioso de dados de judicialização em câncer, trabalha há mais de 8 anos com mineração e análise de dados não estruturados, especificamente recuperação da informação a partir de modelos de programação de linguagem natural e machine learning. Doutor em Informação e Comunicação em saúde, é entusiasta das novas tecnologias e de sistemas híbridos analisando a saúde como perspectiva. Nordestino por definição, realiza estágio pós-doutoral em informação científica e tecnológica em saúde por teimosia e paixão, afinal os apaixonados são necessariamente teimosos. 

Voltar ao topoVoltar