Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Centro de Estudos analisa efeitos da radiação de celulares e antenas na saúde


20/08/2018

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada pelo IBGE em fevereiro deste ano, 77,1% dos brasileiros possuem celular. No entanto, as radiações emitidas pelos aparelhos e antenas podem provocar danos à saúde e ao ambiente? O questionamento estará na pauta do próximo Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a ser realizado na quarta-feira, dia 22 de agosto. Com o tema Efeitos nocivos da radiação não ionizante de celulares e antenas de telefonia na saúde, o evento, aberto ao público, está marcado para as 14h no salão internacional.
 
A atividade será coordenada pela médica e docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Valéria Lino e receberá os convidados Adilza Dode, da Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Franco Netto, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, o físico Tarcísio Cunha, da Microars Consultoria Projetos e Serviços, e Naiara Martins, da MRE Engenharia.

Discussão
 
A relação entre exposição às radiações eletromagnéticas não ionizantes de telefonia celular e efeitos à saúde tem sido motivo de preocupação da comunidade científica, bem como de gestores públicos, de populações circunvizinhas de estações radiobase de telefonia celular e de usuários de telefone celular. O tema em questão é de grande relevância para a saúde pública e apresenta-se na literatura com resultados controversos. O evento na Ensp discutirá os efeitos nocivos da radiação não ionizante sobre o ambiente e a saúde das pessoas ou dos animais.

Serviço

Ceensp: Efeitos nocivos da radiação não ionizante de celulares e antenas de telefonia na saúde
Dia: 22/8
Horário: 14h
Local: Salão Internacional da Ensp
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - 4º andar
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar