Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Castelo da Fiocruz ganha iluminação pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids

Castelo Fiocruz iluminado de vermelho

02/12/2020

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

Nesta terça-feira (1°/12) o Castelo Mourisco da Fiocruz estará iluminado de vermelho, em alusão Dia Mundial de Luta contra a Aids, que tem esta cor como símbolo da campanha. Uma das primeiras instituições do país a se dedicar à pesquisa do HIV/Aids, a Fiocruz foi responsável por isolar pela primeira vez na América Latina o vírus HIV-1, ainda nos anos 1980, posicionando-se como referência sobre a enfermidade no Brasil.

A Fundação desempenha papel fundamental no programa de HIV/Aids do Ministério da Saúde (MS), que é referência mundial, entre outras ações, por distribuir gratuitamente preservativos e medicamentos à população brasileira. O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), por exemplo, fornece ao SUS 8 dos 23 medicamentos que compõem o coquetel antiAids do MS e se dedica a pesquisas voltadas para a adequação da medicação ao público infantil.

Outras ações de destaque se desenvolvem em novos estudos sobre o vírus, na área de pesquisa de vacinas para o HIV /Aids, em investigações sobre esquemas terapêuticos mais eficientes para os pacientes, além da divulgação científica, em diversos programas do Canal Saúde e de publicações da Editora Fiocruz. Tudo com o objetivo de reduzir o impacto da doença e propiciar melhor qualidade de vida às pessoas que vivem com Aids no Brasil.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar