Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câncer de mama: servidora da Fiocruz Brasília lança livro infantil baseado em sua vivência


24/10/2019

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

Como será ter seis anos e de repente a mamãe ficar doente? Com a proposta de abordar o tratamento contra o câncer a partir do olhar de sua filha de seis anos, a servidora da Fiocruz Brasília, Dulce Ferraz transformou sua história pessoal no livro "Mamãe, quando você vai sarar?".  A partir da troca de vivências, relatos e abraços em uma roda de conversa emocionante, a publicação foi lançada na Fiocruz Brasília, na última terça-feira (22/10), como parte da programação dos 43 anos da unidade, a ser celebrado no dia 25 deste mês, e das ações em alusão ao Outubro Rosa.

A publicação convida para um mergulho no universo de Nina, uma menina muito observadora. Sua mãe, que nunca ia ao médico e nem parecia estar doente, de repente começa a ir quase todas as semanas ao hospital. Os exames, consultas, terapias e mais um monte de palavras novas invadem os dias e a rotina da família. "Mamãe vai ter que ficar muitos dias no hospital?"
"É verdade que os cabelos dela vão cair?" "Afinal de contas, quando a mamãe vai sarar?", são apenas algumas das questões vividas pela pequena Nina. 

"Sabemos que a nossa história é também a história de muitas famílias. Só no Brasil, quase 600 mil pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer todos os anos e 60 mil delas são mulheres com câncer de mama. A ideia deste livro é dialogar com as crianças sobre esta experiência surpreendente, que desperta muitas dúvidas e sentimentos – até mesmo nos adultos!

O convite, então, é para que atravessemos a experiência juntos, olhando-a através dos olhos da Nina", afirma a autora.

Confirma a notícia completa no site da Fiocruz Brasília.

Voltar ao topoVoltar