Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Canal Saúde passa a exibir videoaulas durante a programação


27/10/2020

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica é um projeto coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cooperação com instituições públicas de ensino e pesquisa do RJ. Diferentemente de outras iniciativas de educação a distância, o Saber Comum foi idealizado para alunos de pós-graduação, com disciplinas de formação geral, que contam crédito de eletiva para cursos de diversas áreas do conhecimento, e para quem não é estudante e se interessa por saberes que dizem respeito à vida coletiva. Para incluir todos os públicos, além das disciplinas estarem disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem, são exibidas como programas de televisão pelo Canal Saúde e pela TV Alerj.

O Canal Saúde iniciou a transmissão das videoaulas em outubro. São disciplinas sobre Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia e Democracia, Desigualdades e Direitos, ambas interdisciplinares, que oferecem conteúdo para reflexão sobre a dimensão do comum, relacionada à vida em sociedade. 

A primeira reúne os campos das Biomédicas, da Saúde Coletiva, Filosofia e História da Ciência. São módulos que preveem noções de epidemiologia, infectologia e virologia, indústria de inovação em saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), ciência e sociedade, entre outros. Já na segunda, a interdisciplinaridade passa pelas áreas da Economia, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e do Direito e, na dimensão nacional e internacional, a disciplina traz conceitos, funcionamentos e desafios da democracia e suas instituições, as desigualdades em todos os seus aspectos, o papel dos movimentos sociais etc.

Os episódios inéditos são exibidos na grade do Canal Saúde de terça a sexta-feira, das 7h30 às 8h e reprisados nos mesmos dias, das 21h às 21h30. No sábado (das 15h às 16h) e domingo (das 11h às 12h) as reprises são de uma hora de duração, para a exibição seguida dos dois episódios da semana de cada disciplina. É possível também assistir a todo esse conteúdo, a qualquer momento, no site do Canal Saúde.

Saber comum

A iniciativa do Saber Comum surgiu durante a pandemia de Covid-19. A grave crise epidemiológica deixou mais evidente a relevância de determinados temas e a importância de torná-los acessíveis a todos. Por essa razão, é um projeto de educação formal para alunos de pós-graduação, que podem assistir às aulas pela plataforma Moodle, fazendo exercícios e passando por avaliações, e assume a missão da divulgação científica, que amplia o acesso ao conhecimento a um público não especializado, através de um meio de comunicação de massa, a televisão.

 O projeto coordenado pela UFRJ, tem cooperação entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Fundação Oswaldo Cruz e TV Alerj. As aulas, totalmente remotas, irão até dezembro deste ano, mas poderão ser assistidas na grade do Canal Saúde até janeiro de 2021. 

Além do site do Canal Saúde, as videoaulas estão disponíveis sob demanda no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O Fórum também tem uma página com informações mais detalhadas sobre o Saber Comum . No caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelo e-mail ensinosabercomum@forum.ufrj.br.

Como assistir pelo Canal Saúde

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Saber Comum - dias e horários no Canal Saúde

Inédito:
Terça a sexta-feira – das 7h30 às 8h

Reprises:
Terça a sexta-feira – das 21h às 21h30
Sábado – das 15h às 16h
Domingo – das 11h às 12h

*Os programas ficam disponíveis em: www.canalsaude.fiocruz.br 

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar