Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga a programação da semana


01/10/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (1), às 9h30
Leis de Iniciativas Populares: a Constituição Federal permite que a sociedade apresente projetos de lei à Câmara dos Deputados. Para isso, é exigido que a proposta seja assinada por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, cerca de 1,5 milhão de pessoas, distribuídos por pelo menos cinco estados, com ao menos 0,3% dos eleitores de cada um deles. Parece difícil, não? Por isso, o próximo Bate Papo na Saúde vai falar sobre o tema. Para esclarecer tudo sobre leis de iniciativas populares, o apresentador Paulo Bellardi entrevista o presidente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sérgio Sant’Ana, e o coordenador de Mobilização e Incidência da Casa Fluminense, Douglas Almeida.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Canal Saúde na Estrada - Segunda-feira (1), às 10h
Aracaju, Lagarto e Itabaiana – SE – Rede Estadual de Bancos de Leite Humano: o leite materno é o alimento mais completo para o desenvolvimento dos bebês, sendo uma proteção para muitas doenças. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) foi estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nosso sistema é referência mundial pelo seu desenvolvimento tecnológico, tendo baixo custo para implementação e eficácia no atendimento às mães e bebês. No Brasil, são mais de 200 bancos distribuídos em todo o território. E o próximo Canal Saúde na Estrada vai conhecer o funcionamento dessa rede em Sergipe, na capital Aracaju e nos municípios de Lagarto e Itabaiana. O programa vai mostrar ainda como os bancos de leite humanos auxiliam recém-nascidos e suas famílias, oferecendo não só o alimento, mas também orientações sobre o período da amamentação.
Horários alternativos: Segunda - 14h30 e 20h; Quarta - 10h, 14h30 e 20h; Sexta - 10h e 14h30; Sábado - 17h e Domingo - 13h.

Unidiversidade - Segunda-feira (1), às 10h30    
Palhaços: “Cara de palhaço, pinta de palhaço, roupa de palhaço”, mas por aqui, ao contrário da música de Miltinho, não tem amargo fim. O Unidiversidade foi saber tudo sobre o universo dos palhaços e traz em sua próxima edição a história, as técnicas, as escolas e vertentes da palhaçaria para o nosso respeitável público.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (1), às 11h
PICS: A aromaterapia é uma técnica que usa os aromas liberados por óleos essenciais com finalidades terapêuticas, como promover o bem-estar, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo. Em mais um episódio da série especial sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ligado em Saúde fala sobre a aromaterapia. O programa vai explicar como esses óleos essenciais atuam no organismo e como os aromaterapeutas chegam às combinações desses óleos. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe a aromaterapeuta Danielle Vilela Paulino.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (1), às 13h30
O novo levantamento sobre suicídio divulgado pelo Ministério da Saúde que mostrou que mais de 11 mil pessoas tiraram a própria vida no Brasil só em 2016; os dados sobre mortalidade materna e infantil que estão preocupando as autoridades de saúde e o protagonismo brasileiro no combate ao tabagismo são os destaques do próximo Em Pauta na Saúde.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Ciência & Letras - Terça-feira (2), às 9h
O jogo como prática de saúde: o livro O jogo como prática de saúde, que propõe valorizar o jogo como uma prática humana e social passível de ser integrada às práticas de saúde, é o tema do próximo Ciência & Letras, no qual o apresentador Renato Farias recebe dois dos autores da publicação, o coordenador do Polo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Marcelo Simão de Vasconcellos, e a pesquisadora do Icict/Fiocruz Flávia Garcia de Carvalho.   
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (2), às 10h
Viagens: você é daqueles que cita Mario Quintana e vive dizendo que “viajar é mudar a roupa da alma”, acompanha sites, blogs e perfis de redes sociais dedicados a viagens, tem a frase “navegar é preciso, viver não é preciso” escrita no caderninho, ou até na própria pele, está sempre pensando na próxima vez que vai pegar a estrada, o barco, o avião? Ou é daqueles que quando pensa em uma viagem imagina a família junta, rumo à praia ou à serra, fazendo pacote em agência de turismo para conhecer um monte de gente e curtir adoidado? De um jeito ou de outro, você não pode perder o próximo Em Família que vai falar sobre viagens.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (2), ao vivo, às 11h
Violência obstétrica: uma em cada quatro gestantes no Brasil são vítimas de violência obstétrica no pré-natal, parto ou pós-parto, segundo estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo. Esse tipo de violência pode incluir procedimentos invasivos desnecessários, comentários constrangedores e até negligência por parte de profissionais de saúde nesse momento tão delicado da vida da mulher. Os números mostram a gravidade do problema que vai ser a pauta da discussão do próximo Sala de Convidados. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar