Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga a programação da semana

Submarino da exposição oceanos

02/10/2017

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fiquei por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e conheça taambém os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (2), às 9h30
Desencarceramento: o Bate Papo na Saúde vai discutir os problemas relacionados ao fato de o Brasil ter a quarta maior população carcerária do mundo, em um ambiente sem estrutura e com superlotação num sistema com 395 mil vagas, que tem 670 mil presos. Particularidades que geram péssimas condições de saúde para a população carcerária. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre as razões para haver tanta gente presa no país e as possíveis alternativas para reduzir o superencarceramento com a advogada do Mecanismo Estadual de Prevenção a Tortura da ALERJ, Renata Lira, e com a advogada integrante do Grupo de Pesquisa Abordagens Interdisciplinares e Críticas dos Direitos Humanos na Saúde da UFRJ, Luciana Simas.
 
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.
 
Canal Saúde na Estrada - Segunda-feira (2), às 10h
Maranhão e Rio de Janeiro – Pequiá de Baixo e Santa Cruz – Vigilância Popular em Saúde: O próximo Canal Saúde na Estrada vai a Pequiá de Baixo, no município de Açailândia, no Maranhão, e a Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Duas localidades com o mesmo problema: são vizinhas de indústrias mineradoras e sofrem com a excessiva poluição gerada por estas empresas. Uma poeira carregada de metais carcinogênicos e causadores de doenças respiratórias e de pele. O programa vai mostrar como, amparada pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras instituições, a população dessas localidades se organizou e aprendeu como fazer vigilância em saúde nas áreas afetadas, mapeando e monitorando a qualidade do ar. A comprovação dos danos causados à população e ao meio ambiente se torna uma importante ferramenta de luta por justiça e pelo direito à saúde.  
 
Horários alternativos: Segunda - 14h30 e 20h; Quarta - 10h, 14h30 e 20h; Sexta - 10h e 14h30; Sábado - 17h e Domingo - 13h.
 
Unidiversidade - Segunda-feira (2), às 10h30
Oceanos: eles ocupam 70% do planeta, abrigam uma enorme biodiversidade e são ainda muito pouco conhecidos pelo ser humano. Os oceanos, que são tema de uma instigante exposição em cartaz no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, serão o assunto do próximo Unidiversidade, que vai abordar desde questões relacionadas à vida marinha até o problema do lixo que os polui.
 
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.
 
Ligado em Saúde - Segunda-feira (2), às 11h
Pediculose: talvez chamando de pediculose muita gente não saiba do que estamos falando, mas se explicarmos que esse é o nome para a mais do que conhecida infestação dos cabelos por piolhos e lêndeas todo mundo vai soltar um “ahhhh, tá...” e de repente até sentir uma coceirinha na cabeça. O próximo Ligado em Saúde vai falar sobre a pediculose, dar dicas sobre como evitar esse parasita e explicar como se livrar dele quando o bicho já montou acampamento. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o pesquisador do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Julio Vianna Barbosa.
 
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.
 
Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (2), às 13h
O primeiro levantamento nacional sobre suicídio no Brasil; a posição do Ministério da Saúde na defesa de mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e os argumentos do Conselho Nacional de Saúde por mais debates sobre o tema; e a campanha lançada pelo governo para incentivar a doação de órgãos são os destaques do Em Pauta na Saúde.
 
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.
 
Ciência & Letras - Terça-feira (3), às 9h
A Tradução Literária: o livro A Tradução Literária é o ponto de partida do próximo Ciência & Letras, que recebe seu autor, Paulo Henriques Britto, conhecido por sua ampla experiência como tradutor do inglês para o português. O poeta e tradutor conversa com o apresentador Renato Farias sobre os assuntos abordados em seu livro, indicado tanto para especialistas em teoria e prática de tradução quanto para iniciantes.
 
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.
 
Em Família - Terça-feira (3), às 10h
Suicídio: o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, acabou. Mas a necessidade de acolher, apoiar e falar sobre o assunto de maneira responsável continua o ano inteiro. Por isso o próximo Em Família aborda esse problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil, de acordo com o primeiro levantamento sobre o tema do país, divulgado recentemente. Onde procurar ajuda, os canais para se informar sobre o assunto e como apoiar quem dá sinais de que está em risco são alguns dos assuntos que serão discutidos no programa.     
 
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.
 
Sala de Convidados - Terça-feira (3), ao vivo, às 11h
Refugiados e Assistência à Saúde: a movimentação de pessoas que deixam seus países para fugir de situações como guerras e perseguições políticas tem estado em alta. No Brasil, o número de refugiados que vem em busca de novas esperanças dobrou nos últimos dois anos e essa população precisa de apoio em diversas áreas, inclusive na saúde. O próximo Sala de Convidados vai discutir como o país vem acolhendo essas pessoas e debater as políticas públicas brasileiras para refugiados. Não perca e participe!
 
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.
 
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar