Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga destaques da programação


10/09/2018

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fique por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e saiba também todos os horários alternativos, para não perder nada.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (10), às 9h30
Segurança e Saúde nas Fronteiras: a América do Sul atravessa um momento delicado com o grande contingente de pessoas que sai da Venezuela em busca de melhores condições de vida em outros países. No Brasil, este fluxo migratório levou a uma situação de crise na cidade de Pacaraima, no estado de Roraima, na fronteira entre o território brasileiro e o venezuelano, onde o país presenciou cenas tristes com venezuelanos tendo um acampamento destruído e sendo expulsos sob agressões xenófobas. Em situações de grandes fluxos migratórios também é comum que aconteça uma maior transmissão de doenças, quando ocorre uma troca de agentes infecciosos entre pessoas que ainda não possuem anticorpos para as enfermidades da outra população. Para saber mais sobre como funcionam os sistemas de segurança e saúde nas fronteiras e entender o que está sendo feito nesse momento no Brasil, o Bate Papo na Saúde recebe o professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), Michel Misse, e o especialista em Saúde nas Fronteiras do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Paulo Peiter.
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (10), às 10h30
Jung: o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung deixou um importante legado para a psicologia, com importantes conceitos que seguem até os dias de hoje. Fundador da Psicologia Analítica, entre os conceitos mais conhecidos desenvolvidos por ele estão o inconsciente coletivo e os arquétipos. Para se aprofundar um pouco mais neste legado, o próximo Unidiversidade mergulha na vida e no trabalho de Jung.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (10), às 11h
Prevenção de doenças transmitidas por pombos: os pombos são comuns na maioria das grandes cidades do país. Fazem parte da paisagem de praças, ruas e avenidas e, muitas vezes, encontram abrigo e alimento bem perto das nossas casas. Mas existe a possibilidade dessas aves transmitirem doenças aos seres humanos e, por isso, o próximo Ligado em Saúde vai falar sobre como preveni-las. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o veterinário, técnico do Centro de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Sílvio Pimentel.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (10), às 13h
A tragédia do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e mobilizou o Brasil; as posições e as crítica das instituições à falta de financiamento adequado para a cultura e o patrimônio científico do país e a Campanha de Vacinação para a segunda dose contra o HPV são os destaques do Em Pauta na Saúde.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (10), às 22h30
Série Campos Águas e Floresta – Lombalgias e práticas complementares | Agrotóxicos | Saúde bucal: “Lombalgias e práticas complementares" trata da vida de um agricultor que teve a saúde debilitada em função do desenvolvimento do seu trabalho. No segundo vídeo, são mostradas a realidade da população de Tabuleiro do Norte (CE) e o risco a exposição aos agrotóxicos para a saúde humana. A última parte do programa apresenta as estratégias de prevenção e promoção da saúde bucal desenvolvidas pelo dentista da região para a população em suas diferentes fases da vida.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30

Ciência & Letras - Terça-feira (11), às 9h
A Poesia de Renato Rezende: o currículo de Renato Rezende conta que ele iniciou seus estudos acadêmicos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e foi diplomado como bacharel em Artes pela University of Boston, no Estados Unidos. Foi pesquisador de Cultura Contemporânea na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e é mestre em doutor em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mas é sobre a poesia do autor de livros como “Passagem”, “Aura”, “Ímpar” e “Noiva” que o próximo Ciência & Letras vai falar. E para conversar sobre o assunto, o apresentador Renato Farias entrevista o próprio Renato Rezende.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30

Em Família - Terça-feira (11), às 10h
Obesidade: a obesidade é um problema crescente no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos com excesso de peso aumentou de 46,5% para 53,7%, entre 2006 e 2016, e o percentual de obesos cresceu de 12,5% para 17,7%. Um aumento de cerca de 60%, que pode ter colaborado para o crescimento da prevalência de diabetes e hipertensão. Além de ter que lidar com questões relacionadas à saúde, quem sofre de obesidade também enfrenta desafios relacionados à gordofobia de boa parte da sociedade e, muitas vezes, existem dificuldades dentro da própria família. É sobre tudo isso que o próximo Em Família vai falar.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30

Sala de Convidados - Terça-feira (11), ao vivo, às 11h
Suicídio: estamos em mais um Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio, e continuamos precisando falar sobre o assunto. O suicídio é a causa da morte de 800 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é a segunda maior causa de morte entre os jovens no Brasil e é um problema de saúde pública mundial. A esmagadora maioria das pessoas que tiram a própria vida sofrem com problemas de saúde mental tratáveis e, muitas vezes, o preconceito dificulta a prevenção. Para trazer mais informações sobre o assunto, o Sala de Convidados volta ao tema na próxima terça-feira. Não perca e participe!
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).        

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar