27/09/2018
Campus Virtual Fiocruz
Nesta quinta-feira (27/9) o Campus Virtual Fiocruz (CVF) completa dois anos com motivos de sobra para comemorar. O portal se consolida como a principal plataforma da educação da Fundação Oswaldo Cruz, tendo como base cursos, recursos educacionais abertos, videoaulas e uma série de serviços para as unidades da Fiocruz e parceiros desta grande rede de conhecimento e aprendizagem. A oferta destas soluções integradas levaram o CVF a crescer 47% no último ano, totalizando 2,85 milhões de visitas.
O vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral, destaca a estruturação, operação e desenvolvimento do ambiente educacional neste período. "O Campus Virtual Fiocruz de fato se consolidou como uma plataforma para a área de educação na Fiocruz e continuamos a trabalhar para que se torne cada vez mais completo e robusta, de modo a atender cada vez mais as expectativas dos diversos agentes da nossa instituição".
Entre os destaques, Barral menciona o Sistema de Cursos Livres (Latíssimo), lançado em maio deste ano, e disponível para todas as unidades. "Com esta ferramenta online, a comunidade passou a ter acesso aos cursos livres da Fiocruz, de curta duração e de qualificação, de forma bem mais organizada e rápida".
A coordenadora do CVF, Ana Furniel, conta que, até então, esses cursos eram oferecidos pelas unidades de formas muito diferentes, sem controle de inscritos ou certificados."Do lançamento até hoje, temos cerca de 150 cursos cadastrados no Latíssimo, distribuídos por 15 unidades da Fiocruz. Nos últimos quatro meses, foram feitas 5 mil inscrições, havendo mais de 2 mil alunos matriculados e 700 certificados emitidos", conta.
Além disso, ela conta que o Campus Virtual Fiocruz acaba de lançar uma nova plataforma Moodle para uso comum das unidades. "Estamos trabalhando na implementação dos mais diversos cursos da Fundação. E também estão sendo incluídas duas disciplinas de programas Stricto sensu, que usam metodologias à distância e que serão ofertadas por vários cursos ao mesmo tempo. Futuramente serão adaptadas para o modelo autoinstrucional, o que vai possibilitar que o material esteja em acesso aberto e até possa ser oferecido para um público maior".
Atualmente, o Moodle permite o acesso a 37 ambientes virtuais de cursos, 33 ambientes virtuais de comunidades e já conta com um total de 2.724 usuários. Um dos cursos em destaque na plataforma é o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), que está disponível na modalidade de educação à distância (EAD). Além de turmas da Fiocruz, são hospedadas as demais universidades integrantes desta iniciativa.
Segundo o vice-presidente Manoel Barral, outro destaque são as oficinas de planejamento e capacitação em EAD para as unidades da Fiocruz. Ele conta que aquelas que precisam organizar suas ofertas e desenvolver os cursos na modalidade à distância poderão receber treinamento. A coordenadora do CVF, Ana Furniel, lembra que essa foi uma das principais questões discutidas nas reuniões para o Plano Integrado de Educação da Fiocruz, cujo relatório será apresentado na próxima Câmara Técnica de Educação, em outubro deste ano.
Ana conta também que o Campus Virtual Fiocruz terá uma vesrsão 2.0. "Estamos trabalhando nessa proposta para atender às solicitações das diferentes unidades. O objetivo é desenvolver novas funcionalidades e serviços integrados. Um deles é o Educare, ecossistema de educação, com ferramentas de recursos educacionais, que facilitará o desenvolvimento de cursos por equipes dos institutos".
Mais em outros sítios da Fiocruz