Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Câmara Técnica de Saúde e Ambiente realiza primeira reunião de 2023


10/04/2023

Suzane Durães (SAS/VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 12 de abril, das 9h às 17h, no Hotel Regina (Flamengo/Rio de Janeiro), será realizada a primeira reunião da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente (CTSA). Participarão da mesa de abertura o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Hermano Castro, e representante do Ministério da Saúde. 

Membros e convidados discutirão a dimensão ambiental na perspectiva da Fiocruz e as políticas públicas em saúde; os desafios do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS/Fiocruz); os desafios atuais de curto, médio e longo prazo no campo da saúde, ambiente e sustentabilidade. Além disso, serão definidos os encaminhamentos para a área de saúde, ambiente e sustentabilidade da Fiocruz. 

Para debater os temas propostos foram convidados a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (SVSA/MS), Maria Juliana Moura Corrêa, o coordenador-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviço (DAEVS/SVSA/MS), Guilherme Werneck, o coordenador do FioPROSAS, Guilherme Franco Netto e a assessora da área de Saúde e Ambiente da VPAAPS, Juliana Rulli.

Sobre a CTSA - tem por finalidade prestar assessoria técnica e científica à Presidência e ao Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz. Sua função principal é propor arranjos programáticos e procedimentos técnicos e gerenciais ao CD/Fiocruz para a implementação dos programas finalísticos da instituição. A CTSA corresponde a uma iniciativa estratégica para o processo de cooperação interinstitucional e possibilita a indução de projetos e programas de pesquisa e inovação, a produção de informações e conhecimentos, o acesso a estes e a prospecção de questões relacionadas ao tema. 

Desde 2014, a CTSA tem atuado de forma intensa, como um espaço de ligação com o CD da Presidência e de discussão sobre o planejamento das ações do eixo estratégico de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, funcionando como instrumento de monitoramento e avaliação de ações e projetos na área. Além disso, promove debates sobre temas transversais, participa de todos os eventos realizados pela área de Saúde e Ambiente da Presidência e dos projetos estratégicos. Em especial, pode-se citar o processo de acompanhamento e contribuição da CTSA à formulação e elaboração dos documentos institucionais do Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz. 
 

Voltar ao topoVoltar