Biomanguinhos promove encontro técnico sobre adjuvantes

13/03/2014

Fonte: Ascom Biomanguinhos

Algumas mudanças no universo de utilização dos adjuvantes - substâncias que podem aumentar a resposta imune a um antígeno - em vacinas estimulam a realização de encontros técnicos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) sobre o tema. Para compartilhar e disseminar as novas perspectivas de utilização dos adjuvantes, que representam componentes essenciais de qualquer formulação vacinal, o Projeto de Gestão do Conhecimento convida pesquisadores para o encontro técnico no dia 19 de março.

Parte dessas mudanças consiste no fato de que até recentemente as vacinas empregavam apenas sais de alumínio como adjuvantes. Atualmente, cresce o número destas substâncias licenciadas para uso em humanos, tornando a busca de novos adjuvantes uma frente estratégica na pesquisa e no desenvolvimento de novas vacinas. Para os organizadores do evento, cresce também a consciência de que o sucesso de uma vacina depende da combinação correta de adjuvantes capazes de modular de forma adequada o sistema imunológico.

No encontro, serão apresentadas algumas pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de São Paulo (USP) relacionadas à descoberta e a caracterização de alguns adjuvantes de natureza proteica de origem microbiana. Em particular, serão discutidos resultados obtidos com derivados de flagelinas de Salmonella e formas atóxicas de toxinas termo-lábeis produzidas por linhagens de E. coli, assim como a glicoproteína G do envelope do vírus Herpes.

Espera-se que ao final da apresentação os participantes possam avaliar de forma mais clara o potencial de aplicação de adjuvantes de natureza proteica em formulações vacinais.

Sobre o palestrante

Luis Carlos de Souza Ferreira possui doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1985). Realizou estágios de pós-doutoramento no Instituto Max-Planck em Tuebingen, Alemanha (1986/7), Centro de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de Maryland, EUA (1991), Departamento de Microbiologia e Biologia Molecular da Universidade de Tufts, EUA (1992) e Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Gotemburgo, Suécia (1996). Desenvolve projetos em parcerias com empresas como a GSK, Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz.

Serviço

Encontro Técnico Adjuvantes de natureza proteica: potencial e perspectivas

Local: Auditório do 6° andar (Biomanguinhos/Fiocruz). Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Início: 14h