Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editor científico da Editora Fiocruz participa da 1ª live do projeto Rodas de Conversa ABEU

Roda de Conversa Associação Brasileira das Editoras Universitárias

21/09/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz, com informações da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)

Compartilhar:

Nos últimos meses, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) vem realizando uma série de iniciativas para, em meio à emergência sanitária da Covid-19, favorecer e ampliar o acesso ao conhecimento produzido nas diversas instituições de ensino e pesquisa do país. De feiras virtuais de livros acadêmicos a atividades de divulgação científica em parceria com editoras universitárias, foram várias as ações realizadas desde o início da pandemia. 

Na próxima quinta-feira (24/9), às 14h, a Abeu dará início a mais um projeto: Rodas de Conversa ABEU. A instituição realizará uma série de lives mensais com a participação de pesquisadores, professores e autores de suas associadas. Intitulada A pandemia: angústias e esperanças, a primeira roda de conversa terá, entre os convidados, o editor científico e autor da Editora Fiocruz Carlos Machado de Freitas. Pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Machado é coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz, e vai abordar as diversas ações pesquisadas pelo grupo diante do novo coronavírus, como cenários e dados epidemiológicos, sistemas de saúde e impactos sociais da pandemia.
 
Participam também do bate-papo o pesquisador Ricardo Palacios, gerente médico de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan (SP), e o infectologista e epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. A mediação fica a cargo de Rita Virgínia Argollo, presidente da Abeu e diretora da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Segundo Rita, os muitos desafios causados pela doença e a expectativa pela chegada das vacinas são assuntos de profunda relevância e, por isso, abrem a série de debates on-line. “Não poderíamos iniciar com outra temática, uma vez que foi a pandemia que nos trouxe a este estado de coisas, e são os desdobramentos dela que têm pautado as nossas vidas. Os convidados que compartilharão conhecimentos conosco estão entre os principais pesquisadores da área no momento, podendo mostrar para o público o quanto a ciência é imprescindível para todos nós”, ressalta.
 
As transmissões acontecem no Facebook e no YouTube da Abeu, sempre na última quinta-feira do mês. De acordo com Rita Argollo, os desafios e limitações enfrentados pelo setor livreiro – incluindo o acadêmico – em decorrência da pandemia também serão abordados nas lives. "Trataremos de temas ligados diretamente à produção editorial, mas também de outros que permeiam o nosso fazer e estão na agenda contemporânea", anuncia. 

A presidente da Abeu destaca ainda que o conhecimento tem papel fundamental diante do cenário de incertezas. “Nos pautamos no trabalho colaborativo e na consciência de que oferecemos à sociedade o melhor das nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão. Temos a certeza de que a apropriação do conhecimento é fundamental para a construção da realidade que almejamos e é neste sentido que estamos superando os desafios”, afirma. 

Carlos Machado de Freitas
Pesquisador especializado em saúde ambiental e desastres, o editor científico é doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz e tem pós-doutorado pelo Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador é também editor de duas coleções da Editora Fiocruz: Fazer Saúde (com Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza) e Temas em Saúde (com Nísia Trindade Lima e Ricardo Ventura Santos). Entre os livros publicados como autor e organizador pela Editora estão Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental Sustentabilidade, Ambiente e Saúde na Cidade de Manaus

Observatório Covid-19 Fiocruz
O grupo tem como função produzir informações para a ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira. O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, documentos, análises, ciclo de debates, desenvolvimento de tecnologias e propostas.

Acesse o site e saiba mais: portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19

Roda de Conversa Abeu | A pandemia: angústias e esperanças
Data: 24/09/2020 (quinta-feira)
Horário: 14h
Transmissão*:
▶️ Página da Abeu no Facebook (clique aqui para acessar)
▶️ Canal da Abeu no YouTube (clique aqui para ativar o lembrete)
* Após as transmissões, o conteúdo ficará disponível para ser assistido. 

Voltar ao topoVoltar