O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VPAAPS participa da 4ª Etapa do Seminário Saúde Indígena: um SasiSUS para o Bem-Viver


26/03/2025

Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

Em Manaus/AM, lideranças indígenas, gestores e profissionais de saúde se reuniram na 4ª Etapa do Seminário Saúde Indígena: um SasiSUS para o Bem-Viver para debater e fortalecer as políticas de atenção à saúde dos povos indígenas.

O encontro, organizado pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS). aconteceu de 18 a 21 de março e também contou com a participação de representantes da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e da Fiocruz Amazônia e Minas Gerais.

Durante o encontro, o vice-presidente da VPAAPS, Hermano Albuquerque de Castro, ressaltou o compromisso da Fiocruz com o fortalecimento das políticas públicas de atenção à saúde indígena no âmbito do SUS. "A Fiocruz, enquanto instituição de referência em saúde pública, reafirma seu compromisso com a promoção da equidade no acesso à saúde para os povos indígenas, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que considerem suas especificidades socioculturais e territoriais e assegurando a participação ativa dessas populações na formulação de políticas públicas, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde", destacou.

O objetivo do seminário é definir, de forma participativa, os avanços necessários para o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), componente fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a discussão das diretrizes e estratégias que propiciem uma Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) mais eficaz e resolutiva de acordo com as especificidades macrorregionais.

Durante o evento foram abordados seis eixos temáticos que contribuíram para nortear os participantes nas discussões: 1 – Articulação do Sistema Indígena de Saúde; 2 – Modelo de Atenção e Organização dos Serviços de Saúde; Eixo 3 – Programa Nacional de Saneamento Indígena; 4 – Determinantes Sociais em Saúde; 5 – Educação na Saúde e Gestão do Trabalho; e 6 – Controle Social, Gestão Participativa e Financiamento.

Os seminários realizados nas regiões do país resultarão na etapa nacional que acontecerá em Brasília, mas ainda sem data definida. Após a conclusão, os relatórios regionais subsidiarão um produto que deve gerar o documento oficial com diretrizes para as alterações e atualizações da PNASPI.

 

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.