07/02/2025
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)
A diretora-executiva da Rede Pasteur, Rebecca Grais, visitou nesta quinta-feira (6/2) a Fiocruz para discutir uma atuação ainda maior da Fundação em 2025. Recebida pelo presidente Mario Moreira no Castelo Mourisco, ela se reuniu com representantes do Gabinete, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) para debater como essa participação poderá ser desenvolvida.
Eleito no ano passado representante regional da Rede para as Américas, Mario Moreira lembrou que a Fundação vem desempenhando um papel cada vez maior na rede, tendo coorganizado a Reunião Anual da Rede Pasteur (PNAM 2024) em outubro passado, no Rio de Janeiro.
“Rebecca Grais veio para trazer para a mesa as perspectivas de maior atuação da Fiocruz, enquanto uma instituição líder no processo de desenvolvimento institucional da rede”, disse o presidente da Fundação.
Grais e Moreira se reuniram com a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Maria de Lourdes Oliveira; o assessor especial da Presidência, Wilson Savino; o coordenador do Cris/ Fiocruz, Pedro Burger; a assessora internacional para Cooperação com a Europa, Ilka Vilardo; e a assessora para Saúde Global, Paula Reges, todos do Cris, para discutir planos para o ano.
“Devido ao seu destaque e importância na América Latina, a Fiocruz pode contribuir ainda mais”, disse a diretora-executiva, lembrando que a Fundação foi escolhida para liderar o Consórcio Aberto e Colaborativo em Pesquisa (CORC) de Flavivírus, uma iniciativa global que abrange patógenos ligados à dengue, zika, febre amarela e febre do Oeste do Nilo.
“E a Rede Pasteur, com a liderança da Fiocruz, pode desempenhar um papel importante no apoio a essa iniciativa. Esse é o primeiro ponto. O segundo é garantir que todas as ofertas e a vasta experiência de longa data em treinamento e educação da Fiocruz também possam contribuir e sejam conhecidas pelos demais membros da Rede. O terceiro ponto é desenvolver ainda mais nossos relacionamentos, que começamos em outubro passado, quando a Fiocruz sediou a reunião anual da rede sobre pesquisa, desenvolvimento, inovação e fabricação de vacinas. Começamos essa colaboração analisando as plataformas de RNA mensageiro, mas esperamos continuar isso ainda mais dentro da Rede”, disse Rebecca Grais.
Parte do grupo se juntou ao vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação (VPPIS/Fiocruz), Marco Krieger, e à assessora de Inteligência Competitiva da diretoria de Bio-Manguinhos, Beatriz Fialho, em uma reunião virtual com o diretor-executivo da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), Richard Hatchett.
“Discutimos agora, com o CEO da Cepi, como esta Rede pode colaborar para o esforço de saúde global, sobretudo na perspectiva da preparação e resposta a emergências sanitárias e pandemias”, disse o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. “A Fiocruz aposta muito no fortalecimento da Rede Pasteur e tem plena consciência do seu papel de liderança para o desenvolvimento dela.
Mais em outros sítios da Fiocruz